Empreendedorismo feminino é tema de bate-papo
Empresárias participaram da programação do Dia Internacional da Mulher
Empresárias reuniram-se no auditório da ULBRA GravataíA ULBRA Gravataí promoveu na noite de quarta-feira (11.03), no auditório, o bate papo 'Mulheres empreendedoras e suas experiências'. Na ocasião, empresárias do município conversaram sobre os desafios do mundo dos negócios, Lei Maria da Penha e relataram as suas experiências profissionais. A atividade realizada em parceria com o SindiMulher faz parte da programação Dia Internacional da Mulher - Violência e Direitos Humanos.
Dividido em três blocos, o evento mediado pela empresária Eloiza Espírito Santo teve início com a apresentação do SindiMulher. A comissão criada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí (Sindilojas) promove ações beneficentes e atividades de integração entre os associados. "O grupo tem focado suas iniciativas na valorização e melhor qualificação da mulher empreendedora", comentou Eloiza.
Em seguida, as empreendedoras Ivete Amorim e Cerli Dal Santo conversaram sobre a rotina doméstica e profissional. "Somos mães, donas de casa, esposas e mulheres de negócios que aceitaram o desafio de buscar o seu próprio sustento", comentou a coordenadora do SindiMulher, Cerli Dal Santo. De acordo com pesquisa recente, organizada pelo SEBRAE com números de 2002 a 2012, o total de empreendedoras femininas cresceu em todas as cinco regiões do Brasil. Outro levantamento, feito pelo Serasa, aponta que 30% das empresas ativas no País têm mulheres como sócias. A região Sul concentra o segundo maior porcentual de mulheres empreendedoras, com 19%.
As empresárias Ivete Amorim e Cerli Dal SantoEmpresária no ramo de confecções, Ivete fez questão de frisar a importância dos estudos para ingressar no mercado de trabalho. "Vocês precisam sair daqui preparados para as oportunidades porque falta pessoal qualificado para atender as vagas de emprego", disse. "De 50 currículos que eu recebi recentemente, selecionei três que atendiam aos pré-requisitos e nenhum dos candidatos apareceu para a entrevista de emprego", completou.
A advogada especialista na área criminal, Eliane Fontoura, e a delegada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RS), Sandra Baungartner, participaram do segundo bloco do bate-papo, que abordou o tema da violência e direitos da mulher. Formada em Direito pela ULBRA Gravataí, Eliane ressaltou que a violência doméstica não inclui apenas a agressão física, mas também moral, psicológica, sexual e patrimonial. "Qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher, que cause dano emocional, subtração dos seus bens ou que configure calúnia, difamação ou injúria devem ser combatidas", salientou.
A delegada do CRC/RS Sandra Baungartner contou sobre o seu encontro com Maria da PenhaBeneficiada pela Lei Maria da Penha, Sandra contou sobre o dia em que conheceu Maria da Penha em um cruzeiro marítimo. "Ela sofreu durante 23 anos de casamento. O seu marido tentou mata-la duas vezes: a primeira com arma de fogo e a segunda por eletrocussão e afogamento. Após essas tentativas de homicídio ela tomou coragem e o denunciou às autoridades", relatou. Para Eliane, os abusos não escolhem nível social, credo ou raça. "Toda mulher vítima de maus tratos tem direito a um atendimento personalizado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher", disse.
Após o bate-papo, o público prestigiou um café oferecido às mulheres. A programação completa do Dia Internacional da Mulher está disponível no site www.ulbra.br/dia-internacional-da-mulher. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3431-7677, ramal 244, ou pelo e-mail ulbragravatai@ulbra.br.
Notícias relacionadas
-
05
DEZULTEC SCHOOL Presidente do CRA-RS visita a Ultec School e conhece propostas inovadoras -
05
DEZPARCERIA Ulbra recebe Prêmio Sinergia da Polícia Civil -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol
Últimas notícias
-
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZFORMAÇÃO MÉDICA Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra



