COMUNICADO AELBRA 001/2015
Em decorrência da edição das Portarias Normativas MEC nº 21/2014, 23/2014 e 2/2015, e de iniciativas restritivas adotadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estão se manifestando sérios problemas para os nossos alunos com relação as adesões e aos aditamentos de contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
Em vista dessas dificuldades, a AELBRA/ULBRA adotou medidas judiciais necessárias à reversão desse quadro, inclusive com pedidos liminares.
Considerando que os alunos e as IES têm seus direitos sobre essa matéria amparados em Lei e, somando-se à isso, a jurisprudência que vem se formando recentemente sobre essa matéria, temos todos os elementos para crer que, em curto espaço de tempo, readequar-se-ão as condições para as adesões e os aditamentos dos contratos do FIES.
Enquanto isso, caso seja do interesse dos alunos que estão aguardando o FIES para viabilizar o custeio dos estudos, oferece-se a FUNDAPLUB (agente de financiamento estudantil conveniado pela AELBRA/ULBRA) como alternativa para o financiamento dos estudos.
Para apoia-los nessas escolhas, recomendamos que os alunos procurem as Centrais de Relacionamento das Unidades de Ensino Superior a que esta o vinculados.
Enquanto aguarda da parte dos órgãos competentes o anúncio de novas medidas de adequação na implantação das novas regras, a AELBRA/ULBRA reafirma seu compromisso com a viabilização do acesso ao Ensino Superior àqueles que dele necessitam, acreditando que a educação superior é cada vez mais necessária à promoção da empregabilidade, do empreendedorismo, do desenvolvimento pessoal e da mobilidade social e profissional.
Respeitosamente, Romeu Forneck Diretor Executivo da AELBRANotícias relacionadas
-
05
DEZULTEC SCHOOL Presidente do CRA-RS visita a Ultec School e conhece propostas inovadoras -
05
DEZPARCERIA Ulbra recebe Prêmio Sinergia da Polícia Civil -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol
Últimas notícias
-
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZFORMAÇÃO MÉDICA Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra


