Direito
Curso de Direito participa de encontro sobre Direitos Culturais
Viagem de estudos levou alunos e professores à Universidade de Fortaleza
Com o objetivo de conhecer a produção científica sobre cultura, patrimônio cultural, proteção à criação e à produção cultural e fomento à área, o curso de Direito da ULBRA Gravataí realizou viagem de estudos para participar do V Encontro Internacional de Direitos Culturais. A atividade ocorreu entre os dias 04 e 08 de outubro, na Universidade de Fortaleza (Unifor), e reuniu uma delegação composta por 17 alunos e professores do curso.
Com o tema "Partilhas Culturais: Processos, Responsabilidades e Frutos", o V EIDC contou com palestras, mesas-redondas, simpósios temáticos, grupos de debates, apresentações de trabalhos acadêmicos e lançamento de livros. "Fiquei muito satisfeito com a iniciativa da ULBRA Gravataí em promover essa iniciativa e, certamente, farei o possível para me fazer presente em outras viagens deste tipo", avaliou o aluno Fernando de Oliveira Flores. Para a professora Solange Guinteiro, "o encontro deste ano foi de alto nível, tendo em vista os palestrantes e a organização". De acordo com a docente, a sua participação possibilitou ampliar os estudos e a reflexão sobre a realidade cultural e o Direito.
Coordenador do curso de Direito da ULBRA Gravataí, o professor Gonzaga Adolfo apresentou o artigo A Sociedade da Informação Enquanto Mecanismo de Fomento da Participação Democrática, na mesa sobre Partilhas Culturais na Sociedade da Informação, e coordenou o simpósio temático Direitos Autorais e Conexos. A professora Ângela Molin também teve o seu artigo de mestrado Os Ritos e Celebrações no Santuário do Sagrado Coração de Jesus Junto ao Túmulo do Padre Reus, em São Leopoldo/RS: um Estudo de Caso para a Lei Municipal nº 8.445/2016 selecionado para apresentação.
Na chegada ao campus da universidade cearense, o grupo foi recebido pelo reitor em exercício da Unifor, professor Randal Martins Pompeu. Outro ponto alto da viagem foi a visita ao acervo cultural da Unifor, composto por mais de 250 obras de arte de altíssimo valor histórico e artístico.
Esta é quarta viagem de estudos que o Direito realiza nos últimos anos. Em outras oportunidades, o curso também viajou para Brasília/DF (junho de 2013), Rio de Janeiro (novembro de 2013) e Buenos Aires (novembro de 2014).
Notícias relacionadas
-
05
DEZULTEC SCHOOL Presidente do CRA-RS visita a Ultec School e conhece propostas inovadoras -
05
DEZPARCERIA Ulbra recebe Prêmio Sinergia da Polícia Civil -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol
Últimas notícias
-
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZFORMAÇÃO MÉDICA Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra


