CIDEAD
XV CIDEAD e o ecossistema gaúcho de startups
Encontro reuniu especialistas no Teatro Sesc Vale do Gravataí
A ULBRA Gravataí, em parceria com o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), realizou na última quinta-feira (14) o XV Ciclo de Debates de Administração do RS (CIDEAD). Com o tema Ecossistema Gaúcho de Inovação e Startups Disruptivas, o evento reuniu empreendedores e especialistas no Teatro Sesc do Vale do Gravataí para debater sobre novos modelos de negócios.
Na primeira palestra da noite, o presidente da Associação Gaúcha de Startups (AGS), Thomás Capiotti, usou o exemplo de Mark Zuckerberg, que transformou o WhatsApp em uma bilionária ferramenta de comunicação, para ilustrar as novas tendências de negócios. "Conexão, conversa e resiliência são fatores importantes para fortalecer a inovação e o empreendedorismo. O fundamental em um ecossistema de inovação é a cultura da cooperação entre as pessoas que vivem nele", destacou.
Sobre o papel da AGS neste cenário de inovação, Capiotti comentou que a missão da organização "é fortalecer, conectar e representar as startups, fazendo com que elas se desenvolvam cada vez mais e formem um ecossistema mais colaborativo e inovador". Após contar as suas experiências como participante e vencedor do Startup Chile, Seed e Startup Brasil, o empreendedor orientou quem deseja empreender. "Identifique problemas para gerar soluções, mas se apaixonem pelo problema e não pela solução, se conecte, tenha uma proposta de valor e nunca se esqueça da inovação", aconselhou.
Diretor de Inovação da ULBRA, Márcio Machado explicou o funcionamento dos parques e incubadoras tecnológicas, destacando a Ulbratech, que possui 40 empresas instaladas em seus polos de inovação, gerando mais de 300 empregos diretos. "Convido todos a conhecerem a Incubadora da ULBRA Gravataí, que terá seu edital lançado em outubro, e oferecerá um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras", ressaltou.
Empreendedor nato e mentor de startups, Guilherme Masseroni contou sobre suas experiências na criação e gestão de empresas. "Atuei em muitos segmentos, vendi e comprei empresas, agora estou iniciando um negócio que usa a inteligência artificial com foco em estoques. Para mim, o mais importante é executar e fazer", comentou.
Participaram do XV CIDEAD o diretor da ULBRA Gravataí, Eltton Zielke, o vice-presidente Administrativo do CRA-RS, Sérgio Rauber, a vice-presidente da Associação de Administradores do Vale dos Sinos, Mara Muck, e o presidente do Setorial Metal Mecânico do Vale do Gravataí, Dilque Diones, além de coordenadores, professores e egressos dos cursos da ULBRA Gravataí.
Notícias relacionadas
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
15
JANFORMAÇÃO CORPORATIVA Ulbra passa a oferecer Educação Executiva para empresas -
14
JANULBRA NO LITORAL Casa de Verão da Ulbra promove campeonato de futmesa -
08
JANENTRETENIMENTO Casa de Verão Ulbra movimenta Atlântida com música neste fim de semana -
07
JANINSTITUCIONAL Secretário de Turismo do RS visita Ulbra Canoas


