Extensão
Exposição fotográfica traz a cultura inca para Gravataí
Qhapaq Ñan - O Caminho Inca pode ser visitada de 19 a 30 de junho
De 19 a 30 de junho, a Ulbra Gravataí recebe a exposição Qhapaq Ñan - O Caminho Inca. Organizada pela Assessoria de Relações Internacionais da Universidade, Assessoria de Comunicação Social e Coordenação de Extensão do campus, com promoção do Consulado Peruano, a mostra traz 80 quadros com imagens registradas por uma série de fotógrafos internacionais que ilustram aspectos geográficos, arqueológicos, humanos, culturais e estéticos do antigo caminho Inca.
Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, o Qhapaq Ñan, caminho com mais de cinco mil quilômetros de extensão que vai de Cuzco, no Peru, ao sitio arqueológico de Machu Picchu, passando pela Argentina ao Equador, era a principal rota comercial que ligava os povoados localizados ao longo da cordilheira dos Andes. Das estradas secundárias era possível chegar ao caminho, de acordo com as necessidades. Dessa maneira, os produtos incas podiam circular por todo o território.
"Esse caminho existe até hoje e é um exemplo de engenharia e arquitetura, além de mostrar toda a integração cultural dos povos locais", comenta a assessora de Relações Internacionais da Ulbra, Andréia Athaydes.
Elaborada em 2005, a exposição Qhapaq Ñan - O Caminho Inca já percorreu todo o Brasil e estará aberta à comunidade de 19 a 30 de junho, das 8h30 às 21h45, com entrada franca, na Ulbra Gravataí, situada na Avenida Itacolomi, 3600, no bairro São Vicente.
Notícias relacionadas
-
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo -
15
JANFORMAÇÃO CORPORATIVA Ulbra passa a oferecer Educação Executiva para empresas


