Na Black Friday
Balcão do Consumidor alerta para o consumo excessivo
Saiba como aproveitar a campanha e manter-se longe do endividamento
Mesmo com uma grave crise econômica e com o pessimismo da população acerca de uma melhoria a curto prazo, há grande expectativa para a Black Friday deste ano. A pandemia mudou os hábitos de consumo dos brasileiros durante o isolamento social. Com a baixa no setor de turismo, serviços e varejo, os gastos reprimidos dos consumidores se voltaram para o consumo online, impulsionando o e-commerce e as transações digitais. Segundo especialistas, essas tendências devem crescer ainda mais na Black Friday deste ano, marcada pela retomada do varejo e as expectativas quanto à vacinação contra a COVID-19.
Tendo em vista esse cenário, o professor do curso de Direito da Ulbra Gravataí e supervisor do Balcão do Consumidor, Luiz Gonzaga Silva Adolfo, alerta para o perigo do superendividamento. "O consumidor deve sempre verificar a real necessidade daquele produto ou serviço e também deve analisar com calma a adequação do seu orçamento à despesa", cita. Ele também fala sobre a importância de buscar parâmetros de preço, usando a internet para facilitar o processo. "A comparação entre fornecedores é essencial, pois alguns podem vender o mesmo produto com até 60% de diferença no preço", alerta.
Balcão do Consumidor e educação para o consumo
A principal forma de manter-se longe do superendividamento é através da educação para o consumo. É a respeito desse problema que o Balcão do Consumidor atende diversos consumidores insatisfeitos, tendo como foco trabalhar a mediação nas relações de consumo. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, de forma gratuita, por alunos voluntários do curso de Direito, sob orientação e supervisão do docente.
O Balcão do Consumidor da Ulbra Gravataí pode também levar palestras (online ou ao vivo) para escolas e empresas da Região do Vale do Gravataí, sempre na linha da educação para o consumo consciente. Os documentos necessários para o atendimento no Balcão são RG, CPF, comprovante de residência atual e nota fiscal da compra. O consumidor de Gravataí pode usar o e-mail institucional balcaodoconsumidor.gra@ulbra.br. Nesse período de pandemia, o primeiro contato começa pelo registro por e-mail, depois o atendimento pode continuar por telefone.
Cainã Oliveira
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
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