A fauna silvestre ameaçada de extinção no Estado
Professores da ULBRA participam de reavaliação de espécies em extinção
Foto: Luiz Munhoz - ACS/ULBRA Canoas Professores Alexandre e Diego participam do processo de reavaliação da Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do SulDois professores do curso de Ciências Biológicas da ULBRA (Campus Canoas e Gravataí) participarão do processo de reavaliação da Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul. Os pesquisadores Alexandre Uarth Christoff e Diego Marques Henriques Jung, que também coordena o curso na Unidade Gravataí, foram convidados pela Comissão de Reavaliação da Lista Vermelha, que trata do tema. O trabalho envolve pesquisadores de diversas universidades gaúchas e da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul que irão avaliar o estado de conservação das espécies, de acordo com seu grupo de especialidade.
Segundo o professor Diego Jung, o convite é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Universidade. "Recebemos pesquisadores de todo o País, pois o material que temos aqui no Museu de Ciências Naturais da ULBRA não é encontrado em outros lugares", destaca. Jung ressalta, ainda, que o curso de Ciências Biológicas da ULBRA se destaca pela excelência no estudo sobre roedores no Brasil.
O professor Alexandre Christoff ressalta que, além disso, há o reconhecimento da qualidade dos profissionais do curso de Ciências Biológicas. Ele lembra que os alunos ganham com as experiências que vão além dos livros, com relevância regional. Christoff participou também da primeira avaliação da Lista Vermelha e explica que a proposta é fazer uma revisão do Decreto nº 41.672, de 11.06.2002, que lista as espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Estado.
O processo de reavaliação da lista é coordenado pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e deverá se estender até o final deste ano. Ao longo desse período, serão realizados dois workshops. O primeiro tem objetivo de uniformizar a aplicação dos critérios de avaliação do estado de conservação das espécies e o treinamento dos participantes no uso do sistema web, desenvolvido para gerenciamento e documentação do processo. O encontro está programado para acontecer entre os dias 12 e 14.09, em Porto Alegre.
O segundo workshop será realizado para integração dos resultados dos diferentes grupos e fechamento da lista e deve acontecer no início de dezembro.
A Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do SulA iniciativa de elaborar a primeira lista das espécies da fauna ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul surgiu no final de 1999. Com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), através da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, o documento foi elaborado a partir do esforço conjunto de 43 zoólogos, representando 18 instituições de pesquisa, e 128 colaboradores. Ao final, 261 espécies foram classificadas como efetivamente ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul, enquadrando-se nas categorias esponjas, moluscos, crustáceos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Notícias relacionadas
-
05
DEZULTEC SCHOOL Presidente do CRA-RS visita a Ultec School e conhece propostas inovadoras -
05
DEZPARCERIA Ulbra recebe Prêmio Sinergia da Polícia Civil -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol
Últimas notícias
-
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZFORMAÇÃO MÉDICA Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra


