ULBRA debate acessibilidade atitudinal e mercado de trabalho
Atividades fizeram parte da I Semana ULBRA de Acessibilidade
A ULBRA Gravataí realizou na quinta-feira (24.04) as atividades da I Semana ULBRA de Acessibilidade. Iniciativa da Pró-reitoria de Extensão em parceria com as coordenações de Extensão dos campi ULBRA, o evento teve como objetivo incentivar as ações de bem-estar e o debate sobre as alternativas públicas para as pessoas com deficiência.
A programação iniciou às 9h com uma roda de conversa com a assessora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Gravataí, Patrícia da Rosa, e a presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Josefa Lopes. Deficiente visual, Patrícia abordou o tema da Acessibilidade Atitudinal, que mostra como lidar com as pessoas com deficiência. Durante a conversa, a assessora interagiu com as acadêmicas do curso de Pedagogia, relatando a sua vivência, sua luta por direitos na sociedade e as políticas públicas desenvolvidas no município. "Na Prefeitura, promovemos a integração das ações governamentais voltadas às pessoas com deficiência buscando a transversalidade dos programas e dos projetos que até cinco anos atrás não existiam", declarou.
A professora e presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Josefa Lopes, falou sobre a infraestrutura das escolas e a qualificação que os educadores recebem para lidar com as pessoas com deficiência. "Há algumas semanas ocorreu no Aldeião um workshop onde foram apresentados ótimos trabalhos desenvolvidos por professoras de escolas municipais e estaduais", comentou.
Às 19h, a assessora do Núcleo de Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação de Gravataí, Jaqueline Reis, encerrou a programação da I Semana ULBRA de Acessibilidade, abordando o tema da inclusão. "No ano de 2011, o projeto de inserção no mercado de trabalho desenvolvido em Gravataí recebeu o Prêmio Medalha Paulo Freire, do MEC. São conquistas deste tipo que nos estimulam e nos motivam a buscar novas experiências educacionais para jovens e adultos", ressaltou.
Participaram da I Semana ULBRA de Acessibilidade professores e coordenadores da Universidade e a assessora de Políticas Públicas para o Negro, Pamela Silva.
Notícias relacionadas
-
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo -
15
JANFORMAÇÃO CORPORATIVA Ulbra passa a oferecer Educação Executiva para empresas -
14
JANULBRA NO LITORAL Casa de Verão da Ulbra promove campeonato de futmesa



