ULBRA
Reciclo-Óleo ensina como reaproveitar o óleo de cozinha
Conheça os benefícios da reciclagem do material
Criado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, o Projeto Reciclo-Óleo desenvolve a conscientização de crianças e adolescentes sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto do óleo de cozinha. Coordenado pela professora Maria Isabel Morgan Martins desde 2010, a iniciativa desenvolve atividades extraclasses sobre reciclagem em comunidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Para saber em quais cidades o projeto é realizado acesse o blog http://reciclo-oleo.blogspot.com.br.
Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil produz três bilhões de litros de óleo vegetal comestível por ano. Cada litro de óleo despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. Além disso, o resíduo pode causar entupimento da rede de esgoto ao agir como aglutinante de lixo jogado indevidamente no vaso sanitário e facilitar o alagamento de ruas e avenidas devido à impermeabilização do solo.
“O descarte incorreto do óleo de cozinha pode prejudicar a água e o solo, entupindo as tubulações e, até mesmo, prejudicar o funcionamento das estações de tratamento de água. Quando vai parar em rios e lagos, impede a passagem do sol para a fotossíntese e prejudica os seres aquáticos”, declara a professora Isabel.
Para alertar sobre esse perigo, o projeto Reciclo-Óleo realiza gratuitamente palestras e oficinas em escolas e associações ensinando os participantes a produzir o seu próprio material de limpeza e higiene. “Incentivamos a população a produzir seu o material e explicamos que o óleo pode ser reaproveitado para diversas finalidades”, ressalta a coordenadora do projeto.
Entre os destinos esta a produção de resina para tintas, sabão em barra, detergente de louça, glicerina, aditivo de ração para animais, asfalto ecológico e biodiesel. Derivado de fontes renováveis, o biodiesel extraído do óleo de cozinha é uma das melhores alternativas em combustível porque não exige mudança nos motores movidos a diesel do petróleo e não traz aumento de gás carbônico na atmosfera.
As doações de óleo de cozinha para o projeto Reciclo-Óleo devem ser depositadas em garrafa pet no ponto de coleta localizado no saguão do Prédio 2, na ULBRA Gravataí. Além de ser utilizado nas oficinas de fabricação de sabão e detergente, o material também é repassada às empresas fabricantes de biodiesel.
Notícias relacionadas
-
05
DEZULTEC SCHOOL Presidente do CRA-RS visita a Ultec School e conhece propostas inovadoras -
05
DEZPARCERIA Ulbra recebe Prêmio Sinergia da Polícia Civil -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol
Últimas notícias
-
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZFORMAÇÃO MÉDICA Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra


