ULBRA
A história de um castelo no pampa
Imponente construção medieval se localiza no sul do Estado
A ULBRA Gravataí promove nesta terça-feira (12.08), às 19h, na sala 411 do prédio 4, a palestra ‘Um Castelo no Pampa – o Legado de Joaquim Francisco de Assis Brasil’. A atividade faz parte da programação do Agosto Cultural ULBRA, que segue até o dia 02 de setembro de 2014 com shows, exposição fotográfica, artesanato, música e dança.
Segundo a coordenadora do curso de Letras e palestrante da noite, Marione Rheinheimer, o evento contará a história centenária do castelo de Pedras Altas e as contribuições do diplomata, revolucionário e político Joaquim Francisco no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Ele impulsionou a pecuária, o mercado de exportação de novos animais e de importação de novas espécies de árvores”, declarou.
O castelo de Pedras Altas fica a 30 quilômetros do município de Pinheiro Machado. Assis Brasil escolheu a sede do castelo em 1904, erguendo a fortaleza com traços medievais em meio ao pampa gaúcho. Sua ideia principal era enobrecer o campo. Atualmente, a construção está à venda devido à falta de condições da família em manter o lugar.
O Agosto Cultural ULBRA continua durante o mês de agosto e início de setembro. A programação completa está disponível no site www.ulbra.br/agosto-cultural.
Notícias relacionadas
-
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo -
15
JANFORMAÇÃO CORPORATIVA Ulbra passa a oferecer Educação Executiva para empresas -
14
JANULBRA NO LITORAL Casa de Verão da Ulbra promove campeonato de futmesa


