Desenvolvimento
Ulbra integra Cluster de Tecnologias para a Saúde RS
Programa de Desenvolvimento reúne entidades públicas e privadas
O reitor Marcos Fernando Ziemer assinou nesta terça-feira, 11 de agosto, no Palácio Piratini, o Termo de Cooperação para Implantação do Cluster de Tecnologias para a Saúde RS. O termo foi firmado por mais 43 entidades e ratificado pelo governador José Ivo Sartori, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, secretário da Saúde, João Gabardo dos Reis, e pela diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta, na presença do diretor executivo do Medical Valley, Tobias Zobel. O programa de desenvolvimento reúne entidades públicas e privadas para atuarem de forma articulada e cooperativa no desenvolvimento e produção de tecnologias de alto impacto na melhoria da saúde humana e também fomentarem a competitividade da produção tecnológica do Rio Grande do Sul para o mercado nacional e internacional.
"É um momento muito importante que dá início a uma nova trajetória de desenvolvimento para o estado. A Ulbra estar presente neste grande projeto vem ao encontro do papel da Universidade: transformar a sociedade a partir dos seus projetos extensionistas, da pesquisa e da inovação. É o reconhecimento do grande potencial que o estado tem na formação de recursos humanos e na produção de pesquisa", disse o reitor, ao lembrar os objetivos do Cluster, de promover o desenvolvimento econômico local, a qualidade de vida e a melhoria dos indicadores de saúde do RS.
O Cluster é resultado de um esforço intensivo de 44 entidades, 140 profissionais envolvidos e a colaboração do Governo do Estado, que se reuniram durante dois meses para a elaboração do projeto. A experiência internacional do Medical Valley, na Baviera, foi o motivo desta parceria estratégica. Há dez anos, Erlangen era o pior PIB da Alemanha. Com a criação do Cluster da Bavária, hoje é uma cidade de 100 mil habitantes e 108 mil postos de trabalho. São 500 empresas na área de engenharia biomédica que geram em torno de 45 mil empregos, com parcerias importantes de universidades, indústrias, pesquisadores, profissionais da saúde e governo.
Para apoiar a implantação do Cluster de Tecnologias para a Saúde RS, o Medical Valley avaliou os pontos em que o estado se destaca. Algumas das mais importantes universidades públicas e privadas do país estão no RS. São 238 cursos de graduação que qualificam 10 mil formandos por ano. Estas universidades totalizam cerca de 800 grupos de pesquisa na área da saúde. Os 12 Parques Tecnológicos já implantados no estado estimulam o surgimento e a consolidação de empresas de base tecnológica.
Atualmente, para atender a demanda de equipamentos de alta tecnologia, o Rio Grande do Sul depende da importação. Somente os quatro maiores hospitais gaúchos importam cerca de R$ 2 bilhões ao ano em equipamentos e softwares. Apenas 35% da demanda é atendida por empresas nacionais. A parceria com o Medical Valley para a implantação do Cluster é a oportunidade de consolidar empresas e incentivar os novos empreendimentos em automação, eletroeletrônica, biotecnologia e tudo o que se aproximar de tecnologia para a saúde, utilizando o exemplo do Medical Valley, um dos complexos mais ricos para engenharia aplicada à medicina no mundo, chamado de Vale do Silício da saúde europeia.
"A Ulbra é a universidade com maior estrutura para pesquisa em saúde já consolidada na região metropolitana de Porto Alegre. Além da expertise em saúde, tem um Parque Tecnológico e incubadoras para atrelar a estrutura acadêmica e a pesquisa com novos empreendimentos", avalia o diretor de Inovação, Márcio Machado. "A área de Saúde da Ulbra possui excelência. É muito grande o avanço da pesquisa das residências médicas. Possuímos três programas de pós-graduação voltados para a saúde", complementou a diretora de Pesquisa e Pós-graduação da Ulbra, Nádia Schröder.
Acompanharam a comitiva da Ulbra na solenidade o vice-reitor, Ricardo Rieth, o pró-reitor de Administração, Paulinho Brand, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Hernández, a professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde), Nance Nardi, a coordenadora geral de Pesquisa, Ana Maria Pujol e a professora Maria Lucia Rossetti, professora do PPGBioSaúde e do Programa de Pós-graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA).
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
12
SETCONEXÃO BRASIL-PORTUGAL Ulbratech anuncia parceria com a Unicorn Factory Lisboa -
18
ABRINOVAÇÃO Ulbratech escolhe seis projetos para a Incubação Online -
11
MARINOVAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbratech está presente na 3ª edição do South Summit -
05
JANCULTURA EMPREENDEDORA Lançado o Programa de Incubação Online da Ulbra