CEULP/ULBRA leva energia ao Jalapão
O processo produtivo da comunidade rural de Boa Esperança, localizada em Mateiros (Parque Estadual do Jalapão), a 400 km de Palmas, está ganhando nova força. O Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, concluiu mais uma etapa da implantação da central eólico-solar, com a instalação de 44 placas fotovoltaicas e a construção do abrigo das baterias.
A comunidade, formada por 10 famílias, pratica a agricultura de subsistência e tem no extrativismo de capim dourado, coco de piaçava e produção de sabão de babaçu sua fonte de renda. A energia possibilitará novas alternativas econômicas, como o processamento do leite e da carne e a instalação de máquinas para processar a matéria-prima, como a piaçava.
O projeto integra o programa federal ?Luz para todos?, que pretende levar energia elétrica às comunidades isoladas de todo Brasil até 2008. Escolhido entre os dez melhores em propor soluções na área da Amazônia Legal, o projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, com recursos na ordem de R$ 280,3 mil. Serão instalados, ainda, 3 geradores eólicos. Os equipamentos possibilitarão a captação de 6.6 KW de energia por hora, que estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de outubro. A comunidade receberá também um sistema de bombeamento de água com vazão diária de 5 mil litros.
A próxima etapa será a capacitação da comunidade para a manutenção e operacionalização dos equipamentos. ?O treinamento será prático. As pessoas serão informadas sobre todas as possibilidades e limitações do equipamento?, destaca o coordenador do projeto, doutor Joel Zukowski Júnior.
Pesquisa
A implantação da central possibilitará o desenvolvimento de várias pesquisas, como a avaliação do impacto socioeconômico da chegada da energia à comunidade e a análise do perfil dos ventos na região. O coordenador do curso de Engenharia Agrícola, Silvestre Nóbrega, informa que a Instituição está buscando recursos e parcerias para viabilizar o desenvolvimento de equipamentos extração do óleo de piaçava.
Notícias relacionadas
-
05
DEZINOVAÇÃO Acadêmicos da Medicina desenvolvem projeto de acessibilidade em Libras -
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI
Últimas notícias
-
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras -
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática


