Aparecida do Rio Negro aprova ação do CEULP/ULBRA
Mais de 900 pessoas participaram, na manhã deste sábado, 26, do início das atividades do projeto CEULP/ULBRA Solidário, no município de Aparecida do Rio Negro, a 65 km de Palmas. O curso de Educação Física foi a grande sensação entre as crianças, que fazem filas para brincar na cama elástica. Entre os adultos, destacaram-se a procura pelas consultas sobre auto-medicação, com o pessoal de Farmácia, o aconselhamento sobre casamento, desenvolvido pela Pastoral Universitária, e a orientação jurídica sobre assuntos familiares. A exposição de literatura de cordel também chamou a atenção do público.
O prefeito da cidade, Suzano Matos, acadêmico do curso de Direito, recebeu a caravana do CEULP/ULBRA com muito entusiasmo. ?Esta parceria é muito importante para a comunidade. Hoje as crianças estão sendo atendidas. No futuro, poderão ser elas a desenvolver ações como esta?, destaca. Para o diretor geral da Instituição, Marcos Fernando Ziemer, o contato com a comunidade é um momento nobre para a universidade. ?Este projeto leva o acadêmico à realidade, possibilitando que utilize seus conhecimentos para beneficiar as pessoas?, observa Ziemer. No próximo ano, novas edições do CEULP/ULBRA Solidário serão realizadas nas cidades do entorno de Palmas.
O evento mobilizou cerca de 80 alunos e professores de 10 cursos do Centro Universitário Luterano de Palmas. Até o final da tarde, serão realizadas atividades como palestras sobre saúde, cidadania, informática, orientação jurídica, jogos recreativos, gincana, entre outras.
Aprovação
A quadra do Colégio Estadual Meira Matos ficou cheia de crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos, que se desdobravam para participar de todas as brincadeiras. Carmem Soares Brito, 11 anos, se divertiu na cama-elástica. ?É muito legal. A gente se sente voando?, comentou. Já a pequena Mônica dos Santos (7) ?adorou? o bambolê. ?É muito legal rodar no pescoço?, disse, descobrindo a novidade.
Os acadêmicos também aprovaram a experiência. O aluno de Letras Maxwell Gomes Miranda levou à Aparecida seu projeto de pesquisa sobre a Literatura Tocantinense. ?Pretendo estimular os estudantes a um contato maior com a nossa literatura. Eles precisam conhecer os nossos autores?, destaca.
Texto 177 ? 26 de novembro de 2005
Aline Pio (enviada especial) e Andréa Luiza Collet
Notícias relacionadas
-
24
JUNDESTAQUE Ulbra é finalista do TOP de Mkt ADVB/RS 2025 -
18
JUNRECONHECIMENTO Vice-governador visita Ulbra Palmas e destaca papel da educação -
18
JUNPRÁTICA COM ORGULHO Alunos de Medicina encerram vivência em UBS de Palmas -
17
JUNRECONHECIMENTO Ulbra recebe medalha da Câmara Federal por acolhimento na enchente
Últimas notícias
-
16
JUNENSINO FORTE Acadêmico de Psicologia palestra sobre Judiciário Inclusivo -
16
JUNPRÁTICA E DESENVOLVIMENTO Vivência prática em injetáveis é realizada na Ulbra Palmas -
13
JUNENSINO E PRÁTICA Estudantes de Agronomia fazem prática de campo com horticultores de Palmas -
13
JUNQUALIDADE DE ENSINO Ulbra Palmas faz estudo sobre saúde mental de bombeiros da Capital