Sucesso no lançamento de livro em Diálogos Culturais
O Diálogos Culturais, evento realizado por alunos da disciplina "Comunicação, Mídia e Cultura" contou, na sua 8ª edição, com a presença da Profª Dra.Karylleila dos Santos Andrade que trouxe ao ciclo de palestras do Curso de Comunicação Social sua experiência sobre a pesquisa Toponímica e também realizou o lançamento do livro Atlas Toponímico de Origem Indígena do Estado do Tocantins, que é fruto desta pesquisa .
A palestrante expôs a origem dos nomes tão conhecidos dos tocantinenes, como "Araguaia", "Tocantins" e "Tocantínia". A Professora, que tem graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (UNITINS) além de Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), expôs que "apesar do que se pode imaginar, esses nomes não são originários dos idiomas falados pelas tribos indígenas que aqui habitavam, mas sim do Tupi, que era a língua que os bandeirantes usavam".
O livro, que é o primeiro Atlas de Origem Indígena no Brasil, traz ainda a metodologia usada durante a pesquisa, além de uma revisão dos movimentos de estudo dos termos. A professora Maria de Fátima Medina, professora do CEULP/ULBRA, ao comentar a importância do trabalho apresentado pela palestrante disse "é a partir destes estudos que podemos conhecer melhor o lugar que estamos, e assim podemos entender melhor o nosso contexto social". O evento contou a ainda uma sessão de autógrafos após a palestra, onde os acadêmicos puderam adquirir a obra discutida, "foi uma noite para se sentir estrela" finalizou Karylleila.
Notícias relacionadas
-
30
JULCOMEMORAÇÃO Ulbra Palmas celebra formação de novos profissionais em colações de grau -
30
JULINGRESSO Vestibular Ulbra 2026/2 está com inscrições abertas para mais de 50 cursos -
27
JULTROCA DE CONHECIMENTOS Ulbra Palmas recebe IX Seminário Estadual de Agroecologia no dia 6 -
27
JULINSTITUIÇÃO DE ENSINO Ulbra consolida retomada com educação, investimentos e múltiplos projetos
Últimas notícias
-
27
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Ulbra fortalece a gestão pública por meio da educação -
23
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Educação Executiva impulsiona o desenvolvimento das organizações -
20
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Inteligência artificial: a inovação que fortalece o futuro -
16
JULRECONHECIMENTO Ulbra recebe prêmio do TiRS by SEPRORGS


