Professora apresenta trabalho em Caxambu(MG)
O artigo ?Juventudes conectadas: tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar?, da professora mestre Valdirene Cássia da Silva, dos cursos de Comunicação Social do CEULP/ULBRA, sob a orientação do professor doutor Edvaldo Couto, será apresentado no encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), em Caxambu(MG), nos dias 17 a 20 de Outubro.
O trabalho, que apresenta parte dos resultados da pesquisa de mestrado da professora, recebeu parecer favorável. A discussão proposta por Valdirene Cássia traz ?um problema bem formulado, relevante para a discussão da área, especialmente por não restringir-se à mera constatação do uso das novas tecnologias ou à denuncia de sua parca exploração nos contextos escolares?, diz o parecer. O avaliador também destaca que o estudo desenvolve ?argumentos que agregam valor à discussão sobre o impacto cultural de tais tecnologias nos modos de existir das juventudes?.
Por fim, o parecer reconhece que ?o texto faz uma boa articulação com as referências teóricas predominantes no campo da educação e comunicação e das culturas juvenis, e dá margem para uma discussão bastante coerente com as questões emergentes do campo ao qual se dedica?.
A professora Valdirene Cássia comemorou a aprovação do trabalho para apresentação no Encontro Nacional da Anped. Segundo ela, é mais um espaço aberto e um reconhecimento para a pesquisa científica de qualidade na área de Humanas e Ciências Sociais, que é feita no Tocantins.
A pesquisa
Cássia conta que o objetivo geral desse estudo foi ?analisar as interfaces ? entendidas como processo de interação ? da tecnologia e tribos urbanas na contemporaneidade escolar?. E assim ?compreender as tribos urbanas, existentes no universo escolar, na contemporaneidade, como conjuntos sociais diversificados e suas interações com as tecnologias da informação e da comunicação.
Valdirene Cássia é relações públicas, docente do CEULP/ULBRA desde 2001 e está concluindo doutorado em Educação na Universidade Federal da Bahia, sob orientação do professor doutor Edvaldo Souza Couto.
A ANPED
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação foi fundada em 1976 por Programas de Pós-Graduação da Área da Educação. Tem sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em educação).
Sua finalidade é buscar ?o desenvolvimento e consolidação do ensino de pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil
Notícias relacionadas
-
12
JUNPRESENÇA E CUIDADO Ulbra Palmas leva atendimentos à comunidade indígena Brejo Comprido -
11
JUNDESTAQUE Ulbra Palmas participa de simpósio nacional sobre Planos de Bairro -
10
JUNDIA DE AÇÃO Ulbra Palmas leva atendimentos de saúde à Comunidade Quilombola do Prata -
03
JUNCONHECIMENTO Acadêmicos são premiados durante II Mostra de Medicina em Saúde Pública
Últimas notícias
-
02
JUNBOAS AÇÕES Maio Solidário encerra mês de mobilização e transforma doações em esperança -
29
MAIAJUDANDO QUEM PRECISA Presentes e empatia marcam ação da Arquitetura no Maio Solidário -
28
MAIPESQUISA E EXTENSÃO II Mostra de Saúde Pública destaca ciência, prevenção e formação crítica -
27
MAICONECTIVIDADE Ulbra Palmas debate gestão e inovação no Conecta Insights JC


