CNPq aprova projeto de inovação tecnológica do CEULP/ULBRA
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou os projetos aprovados na seleção pública de propostas de Pesquisa Científica e Extensão Tecnológica para Agricultura Familiar no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural ? Edital MDA/SAF/CNPq ? Nº 58/2010. O projeto ?Sementes de milho crioulo: resgate, propagação e criação de banco de sementes, em Palmas ? TO?, coordenado e idealizado pela professora Drª Conceição Aparecida Previero, coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do CEULP/ULBRA, foi um dos 126 aprovados em todo o Brasil.
O projeto, que possui o valor de R$ 197 mil, tem como objetivo promover o resgate e a propagação de sementes de milho crioulo, no Assentamento Mariana e entorno, em Palmas, Tocantins. O Assentamento Mariana, criado no ano 2000, está localizado acerca de 15 quilômetros da Capital do Estado e retrata o perfil do agricultor familiar do Estado. É formado por 14 famílias impactadas pela construção da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães (UHE - Lajeado), que viviam às margens do Rio Tocantins.
Construído com olhares múltiplos e dialógicos, a equipe do projeto será composta por profissionais das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Engenharias, caracterizando a multidisciplinaridade. O projeto contará, ainda, com oito bolsistas.
Com os resultados do desenvolvimento do projeto espera-se: O resgate da diversidade e preservação das sementes de milho crioulo; a realização de testes de validação de diferentes variedades de milho crioulo para identificação de material com características agronômicas adaptáveis para multiplicação na comunidade; motivação para o pequeno agricultor a propagar as sementes de milho crioulo para sua subsistência e comercialização; a melhoria do aproveitamento das diferentes matérias primas e sub produtos gerados na comunidade, principalmente para a alimentação animal; a identificação e valorização dos resgates culturais e populares da comunidade; a criação de um Banco de Sementes Comunitário e incentivos a realização de festividades populares vinculadas às produções agrícolas da comunidade.
A professora Drª Conceição conta que seu interesse em desenvolver um projeto nessa área se deu pela afinidade com o tema; pela sua formação; pelo seu envolvimento na agricultura familiar; e, principalmente, por sentir a necessidade da criação de práticas e tecnologias que atendam as demandas dos pequenos produtores. Conceição conta ainda que ?todas as etapas terão a participação dos agricultores e agricultores, para que eles sintam-se não só responsáveis, como também, parte dessa realização. Isso é satisfatório para nós, pois vemos a resposta daquilo que está sendo feito?.
Notícias relacionadas
-
30
JULCOMEMORAÇÃO Ulbra Palmas celebra formação de novos profissionais em colações de grau -
30
JULINGRESSO Vestibular Ulbra 2026/2 está com inscrições abertas para mais de 50 cursos -
27
JULTROCA DE CONHECIMENTOS Ulbra Palmas recebe IX Seminário Estadual de Agroecologia no dia 6 -
27
JULINSTITUIÇÃO DE ENSINO Ulbra consolida retomada com educação, investimentos e múltiplos projetos
Últimas notícias
-
27
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Ulbra fortalece a gestão pública por meio da educação -
23
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Educação Executiva impulsiona o desenvolvimento das organizações -
20
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Inteligência artificial: a inovação que fortalece o futuro -
16
JULRECONHECIMENTO Ulbra recebe prêmio do TiRS by SEPRORGS


