Maior empreendimento da Vale fora do Brasil
Até pouco tempo, uma cidade que era esquecida e pobre, hoje é sinônimo de riqueza e prosperidade. Tetê, capital da província de mesmo nome, localizada no noroeste de Moçambique, país de 24 milhões de habitantes é o mais novo foco de investimentos na área da mineração.
Uma grande abundância em recursos minerais fez que duas das maiores mineradoras do mundo se instalassem no país para a exploração mineral. Em Tetê, a Vale inaugurou em julho uma mina de carvão a céu aberto do mundo e o maior empreendimento da mineradora fora do Brasil. No início de agosto, a empresa australiana Rio Tinto pagou 4 bilhões de dólares por uma mina de carvão que deve começar a operar em 2012.
Com uma estimativa de produzir 95 milhões de toneladas de carvão por ano a partir de 2015, pode colocar Moçambique entre os dez maiores produtores mundiais. Tamanho investimento também atraiu construtoras, bancos e pequenos comércios que acabam estimulando a economia, trazendo grandes mudanças na vida da população local.
Por conta do bom momento vivido pela mineração, essa é mais uma nova oportunidade de emprego no exterior que se abre para futuros profissionais (engenheiros de minas) e aqueles que já estão no mercado.
Informações retiradas da Revista EXAME, Edição 998 - Ano 45 - Nº 15 - 24/08/2011, Páginas: 86-88.
Notícias relacionadas
-
12
JUNPRESENÇA E CUIDADO Ulbra Palmas leva atendimentos à comunidade indígena Brejo Comprido -
11
JUNDESTAQUE Ulbra Palmas participa de simpósio nacional sobre Planos de Bairro -
10
JUNDIA DE AÇÃO Ulbra Palmas leva atendimentos de saúde à Comunidade Quilombola do Prata -
03
JUNCONHECIMENTO Acadêmicos são premiados durante II Mostra de Medicina em Saúde Pública
Últimas notícias
-
02
JUNBOAS AÇÕES Maio Solidário encerra mês de mobilização e transforma doações em esperança -
29
MAIAJUDANDO QUEM PRECISA Presentes e empatia marcam ação da Arquitetura no Maio Solidário -
28
MAIPESQUISA E EXTENSÃO II Mostra de Saúde Pública destaca ciência, prevenção e formação crítica -
27
MAICONECTIVIDADE Ulbra Palmas debate gestão e inovação no Conecta Insights JC


