Professor do CEULP é um dos autores de livro finalista no prêmio Jabuti 2012
O livro "Sistemas Colaborativos", publicado pela editora Elsevier em 2011, que tem como um de seus autores o professor dos Cursos de Sistemas Informação e Ciência da Computação do CEULP/ULBRA, Edeilson Milhomem Silva, depois de ser indicado a concorrer ao Prêmio Jabuti 2012, em julho do presente ano, na categoria "Tecnologia e Informática", que já foi uma grande conquista, passou à fase seguinte - está entre os finalistas. Estes são resultados que comprovam a excelência do corpo docente dos Cursos de Sistemas e Computação do CEULP e servem como incentivo à produção intelectual dos professores da instituição.
O Prêmio Jabuti existe desde 1958, está na sua 54ª edição, é o principal e mais tradicional prêmio de excelência do mercado editorial brasileiro. Assim, é uma estatueta fortemente almejada pelos escritores brasileiros, em decorrência do reconhecimento que ela proporciona. Ser premiado com este prêmio significa contemplar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, já que o corpo de jurados é composto por notáveis da literatura nacional, que estão vinculados à Câmara Brasileira do Livro.
A próxima fase do prêmio, fase final, será apurada em 18 de outubro. Informações adicionais podem ser visualizadas em http://www.premiojabuti.com.br
O livro "Sistemas Colaborativos"
O livro "Sistemas Colaborativos" foi organizado para ser o livro-texto da disciplina Sistemas Colaborativos do currículo de referência da SBC - Sociedade Brasileira da Computação. Tem como objetivo consolidar e divulgar a disciplina nos cursos de Sistemas de Informação, Informática e Computação nas universidades brasileiras. Com este propósito, o livro reuniu os principais especialistas/pesquisadores das universidades brasileiras nas suas áreas de atuação, no contexto de Sistemas Colaborativos e, assim, naturalmente, tornou uma rica fonte de conhecimento da área.
O livro mostra uma visão de alguns aspectos humanos e culturais sobre a tecnologia, considerando que um estudante de computação precisa entender muito mais que "zeros e uns" (bits). Precisam entender sobre pessoas, seus relacionamentos e circunstâncias sociais e culturais.
A popularização da web, que a tornou social, fortaleceu o conceito de Sistemas Colaborativos e, naturalmente, ressalta a importância do entendimento dos conceitos que norteiam esta área pelos estudantes e professores de computação no país.
A discussão sobre essa temática é o propósito do livro, que aborda, dentre tantos outros, conceitos sobre redes sociais, sistemas de comunicação, sistemas de compartilhamento de conteúdos, ambientes de aprendizagem colaborativa, ambientes para gestão de conhecimento.
O livro está disponível para venda em: http://www.elsevier.com.br/sistemascolaborativos
Notícias relacionadas
-
19
DEZDESTAQUE Cerimônias do Jaleco marcam início da trajetória acadêmica na Ulbra Palmas -
18
DEZACOLHIMENTO Coral encerra o ano de 2025 com arte, união e formação humana -
17
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Turma de Estágio em Saúde Mental finaliza semestre com lançamento de livro -
16
DEZEXTENSÃO SPA-Escola promove bem-estar e autocuidado a pacientes durante o semestre
Últimas notícias
-
15
DEZVIVÊNCIA CULTURAL Estudantes de saúde promovem ação de saúde com crianças em Taquaruçu -
12
DEZPESQUISA Ulbra Palmas realiza III Seminário de Psicologia com ampla participação -
11
DEZAVALIAÇÃO E ESTRATÉGIA Ulbra Avalia encerra com foco em gestão, liderança e evolução institucional -
11
DEZINOVAÇÃO Extensão fortalece formação prática no curso de Nutrição da Ulbra Palmas


