Atuação de Psicologas (os) na Educação Básica
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e
à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a
Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica, produzido a partir da
metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas
Públicas (Crepop). Este documento busca construir referência sólida
para a atuação da Psicologia na área.
As referências construídas têm como base os princípios éticos e
políticos norteadores do trabalho das (os) psicólogas (os), possibilitando
a elaboração de parâmetros compartilhados e legitimados pela
participação crítica e reflexiva da categoria no campo da Educação
Estas orientações refletem o processo de diálogo que os conselhos
vêm construindo com a categoria, no sentido de se legitimar como
instância reguladora do exercício profissional. Por meios cada vez
mais democráticos, esse diálogo tem se pautado por uma política
de reconhecimento mútuo entre os profissionais e pela construção
coletiva de uma plataforma profissional que seja também ética e
política
Esta publicação marca mais um passo no movimento recente
de aproximação da Psicologia com o campo das Políticas Públicas.
Aborda o cenário delicado e multifacetado da Educação Básica no
contexto da defesa e dos direitos humanos na Escola.
A opção pela abordagem deste tema reflete o compromisso dos
Conselhos Federal e Regionais de Psicologia com a qualificação da
atuação das(os) psicólogas(os) em todos os seus espaços de atuação.
Nesse sentido, aproveito para agradecer a instituições como o
Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), a
Associação Brasileira de Psicologia em Emergências e Desastres
(Abraped), a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
(Abrapee) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep)
que se propuseram a contribuir com a construção desta referência
técnica para atuação das (os) Psicólogas (os) na Educação Básica.
HUMBERTO VERONA
Presidente do Conselho Federal de Psicologia
Redação da Apresentação do Documento
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