Solução para renovação de empréstimos na Biblioteca da ULBRA
Os alunos dos cursos de Computação da ULBRA Torres, no RS, desenvolveram o aplicativo BiblioULBRA, que acessa os catálogos das bibliotecas da Universidade, em todo o país, para consultar a viabilidade de empréstimos, além de efetuar a renovação dos livros.
A ideia de desenvolver o aplicativo surgiu através do egresso Gustavo Bauer Machado, com a orientação do professor Ramon Lummertz. "A equipe foi divida por tarefas, e cada aluno desenvolveu uma parte. A proposta é simples, mas muito trabalhosa. A demanda surgiu da necessidade dos próprios alunos de acessarem de maneira prática o sistema, que é desenvolvido para utilização no browser dos computadores, em aparelhos móveis", apontou Lummertz.
Os alunos envolvidos no desenvolvimento foram: Peterson Mauricio, Manoel Afonso, Ramon Boff, Thiago Hundertmark, Raian de Andrades, Arthur Rocha, Denner Evaldt e Tuany Munaro, todos integrantes do Laboratório de Desenvolvimento de Softwares (LDS)lds.ulbratorres.com.br. "O Gustavo quando pensou na solução, desenvolveu um protótipo, que foi aprimorado no LDS através do Coaching Project, em que trocamos ideias e direcionamos todo o trabalho", comentou o professor Lummertz
O aplicativo já pode ser utilizado nas plataformas IOS e Windows Phone, e em até 10 dias estará disponível também para Android e Windows 8 (que também é utilizado em tabletes). O próximo projeto que está sendo desenvolvido é para consulta de notas, que deve ser lançado em breve.
Notícias relacionadas
-
30
JULINTEGRAÇÃO Ulbra Medicina recebe nova turma com aula e estrutura de excelência -
30
JULDESTAQUE Coordenador de Medicina atua como avaliador em congresso mundial -
25
JULENSINO DE QUALIDADE Uso da inteligência artificial marca Semana Pedagógica -
24
JULQUALIDADE NA FORMAÇÃO Ulbra Medicina Palmas inicia semestre com foco na qualidade
Últimas notícias
-
09
JULCONHECIMENTO COMPARTILHADO Ulbra Palmas reúne torrãozeiros em encontro no Parque do Cantão -
24
JUNDESTAQUE Ulbra é finalista do TOP de Mkt ADVB/RS 2025 -
18
JUNRECONHECIMENTO Vice-governador visita Ulbra Palmas e destaca papel da educação -
18
JUNPRÁTICA COM ORGULHO Alunos de Medicina encerram vivência em UBS de Palmas