CEULP/ULBRA presente na IX Feira Krahô de Sementes Tradicionais
Foi realizada nesta semana mais uma edição da Feira Krahô de Sementes Tradicionais, na Associação União das Aldeias Krahô - Kapey localizada na cidade de Itacajá, onde aproximadamente 3 mil índios de 30 etnias de todo o Brasil praticaram a troca de sementes com o objetivo de preservar as espécies locais. O evento foi realizado pela Rede Ipantuw, Kapey, Funai e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
Representando o CEULP/ULBRA esteve presente no evento a Coordenadora de Pesquisa da instituição, Profª Drª Conceição Previero, acompanhada da Profª Cidinha Medina, do acadêmico do curso de Ciências Biológicas José Adailton Souza, e os produtores rurais residentes no Assentamento Mariana, onde a instituição desenvolve um projeto de pesquisa com sementes criolas, Anael Costa e Sergio Araújo.
Para a Profª Conceição, "a feira resgata não só o material genético, mas também outras práticas desenvolvidas por eles como a preservação dos valores, dos ritos, da cultura e da agrobiodiversidade. É um grande intercambio e a nossa participação incentivou a fortalecer os projetos de pesquisa e extensão que o CEULP/ULBRA tem desenvolvido como o de sementes criolas".
Durante o evento além dos índios, representante de ONGS, ambientalistas, entre outros profissionais e interessados na preservação dos indígenas e sua cultura participaram da feira.
A Profª Aparecida Medina ressalta o significado do evento para as futuras gerações, "foi bom demais reencontrar essa gente que luta para manter vivas as tradições e o respeito à natureza. Os organizadores da IX edição da Feira Kharô estão de parabéns pelo evento que ajuda a cultivar a educação ambiental. Só assim, estaremos pensando no futuro das futuras gerações. Plantar, cuidar, evitar o consumismo, viver simples. Isso é simplesmente viver".
Confira fotos abaixo.
http://ulbra-to.br/galeria/2013/10/18/CEULPULBRA-presente-na-IX-Feira-Kraho-de-Sementes-Tradicionais
Fotos: Arquivo Pessoal de Conceição Previero
Notícias relacionadas
-
12
JUNPRESENÇA E CUIDADO Ulbra Palmas leva atendimentos à comunidade indígena Brejo Comprido -
11
JUNDESTAQUE Ulbra Palmas participa de simpósio nacional sobre Planos de Bairro -
10
JUNDIA DE AÇÃO Ulbra Palmas leva atendimentos de saúde à Comunidade Quilombola do Prata -
03
JUNCONHECIMENTO Acadêmicos são premiados durante II Mostra de Medicina em Saúde Pública
Últimas notícias
-
02
JUNBOAS AÇÕES Maio Solidário encerra mês de mobilização e transforma doações em esperança -
29
MAIAJUDANDO QUEM PRECISA Presentes e empatia marcam ação da Arquitetura no Maio Solidário -
28
MAIPESQUISA E EXTENSÃO II Mostra de Saúde Pública destaca ciência, prevenção e formação crítica -
27
MAICONECTIVIDADE Ulbra Palmas debate gestão e inovação no Conecta Insights JC


