Visita dos acadêmicos das disciplinas de Arquitetura Brasileira e Técnicas Retrospectivas na cidade de Natividade-To
O Decreto-Lei 25 de 1936, que institui o tombamento de bens de interesse histórico e cultural, reconheceu o conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Natividade como Patrimônio Nacional em 1987, sendo uma área de 18 hectares com 85 domicílios protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), orgão vinculado ao Ministério da Cultura.
O acervo arquitetônico tombado desta cidade representa a ocupação do interior do Brasil durante o período do ciclo do ouro e possui tipologia urbana vernacular: estrutura colonial simples, sem monumentalidade nas construções e algumas ruínas, resultando em um conjunto homogêneo e representativo de formação de cidades a partir da configuração arquitetônica.
A cidade foi contemplada em 2005 com o programa Monumenta, que foi um Programa Nacional de recuperação dos centros históricos, orquestrado pelo Ministério das Cidades, Ministério da Cultura e Caixa Econômica Federal. Essa intervenção requalificou os principais espaços públicos localizados dentro do perímetro do conjunto tombado, envolvendo edificações, praças e igrejas históricas.
Nessa perspectiva, esta viagem foi de grande importância para o enriquecimento do conteúdo teórico ministrado em sala de aula, como também o fortalecimento da prática profissional, abordando o contexto do Tocantins dentro da política nacional de preservação do patrimônio brasileiro, representativo do século XVIII, e que carrega consigo um acervo arquitetônico significativo da memória da ocupação do território brasileiro.
Notícias relacionadas
-
05
DEZINOVAÇÃO Acadêmicos da Medicina desenvolvem projeto de acessibilidade em Libras -
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI
Últimas notícias
-
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras -
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática


