Jornada Científica
Jornada Científica premia jovens pesquisadores no Ceulp/Ulbra
Ao todo foram inscritos 160 trabalhos científicos
"Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável" este é o assunto que permeou a XIX Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Luterano de Palmas. Durante os dias 22 e 23 de outubro de 2019 centenas de pessoas acompanharam a programação do evento que tem o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de trabalhos científicos, incentivar a pesquisa, gerar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes das diversas áreas e semear espaços para adquirir novos conhecimentos, dessa vez voltados para a sustentabilidade.
No dia 22 o evento contou com a palestra do professor aposentado Eurico Cabral de Oliveira Filho, que explanou sobre desenvolvimento e sustentabilidade. Já no dia 23 os acadêmicos que inscreveram seus trabalhos científicos tiveram a oportunidade de apresentar e serem avaliados pelos consultores durante toda a manhã.
Ao todo foram inscritos 160 trabalhos científicos distribuídos nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias. Temas voltados para a melhoria na saúde pública, com análises regionais e práticas, desenvolvimento de fórmulas, repercussões sociais, entre outros, destacaram a contribuição dos jovens pesquisadores em suas áreas.
A campeã de Ciências Agrárias e Biológicas, Thaina Monteiro Repker relata o sentimento do momento "ficar em primeiro lugar é a confirmação de que se dedicar aos estudos vale a pena. Deixo um recado para quem está iniciando a faculdade agora, façam tudo que a Ulbra oferece, o conhecimento e o crescimento profissional que terão são únicos e não tem preço", diz. Acadêmica do último período do curso de Medicina Veterinária do Ceulp/Ulbra, Thaina, de forma voluntária, entrou para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica - Proict com o intuito de aprender um pouco mais sobre a pesquisa. Para a Jornada apresentou um projeto para quem tem interesse na área ou dispõe de um pet em casa em que ela investigou se o que está descrito nas informações nutricionais dos rótulos de rações é compatível com as análises que feitas em laboratório.
A Jornada contou com a participação de acadêmicos de outras instituições, com destaque ao alunos do Instituto Federal do Tocantins -- Campus Gurupi - TO, Nycolle Alves dos Santos, Emanuella Pereira dos Santos e Israel Lopes Cardoso, que trouxeram o trabalho intitulado de "O ensino de química: um jogo visuoespacial, lúdico e interdisciplinar para educação inclusiva" sob orientação do professor Frankinaldo Pereira. Na ocasião foi apresentada uma tabela periódica em Libras. Durante o evento os discentes receberam uma menção honrosa pelo projeto desenvolvido.
O Centro Universitário Luterano de Palmas apoia e incentiva ações voltadas para o ensino, pesquisa e extensão. Os parabéns é dedicado a todos os docentes e discentes que acreditam na pesquisa científica como forma valiosa de contribuição para o crescimento e desenvolvimento social.
Confira em anexo os trabalhos vencedores na edição. Para quem se interessar pode verificar os demais trabalhos cadastrados na XIX Jornada de Iniciação Científica aqui.
Anexos Vencedores - Jovem Pesquisador 2019Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI