Visita
Alunos do Colégio Irmã Aspásia visitam o Terraquarium da Ulbra Palmas
A visita foi instigada pelo trabalho com plantas medicinais
Na manhã desta quinta (25), o campus da Ulbra Palmas recebeu a visita dos alunos do colégio Irmã Aspásia, do município de Porto Nacional, com o objetivo de aprofundarem o conhecimento da sala de aula sobre as plantas medicinais. A visita foi coordenada pelos professores Conceição Previero e Benjamir Junior, juntamente com acadêmicos dos cursos de Agronomia, Farmácia e Biomedicina.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer nosso Terraquarium, com visita aos animais taxidermizados, à estação de compostagem, à meliponicultura, ao SAF e PANC. Também tiveram uma aula prática sobre plantas medicinais e sua importância para qualidade de vida e, ao final, receberam mudas nativas do Cerrado de presente.
Hellen Dayana, aluna do primeiro ano do ensino médio, mostrou surpresa por conhecer um pedacinho do Cerrado dentro de um campus universitário. "Achei muito interessante a gente estar em contato com a mata, e ver a natureza. Pensei que as práticas seriam numa sala de aula normal. No colégio só ouvimos falar, mas não tem prática realmente. Hoje já vimos mudas de matruz que fizemos a secagem para usar durante todo o ano, vimos sobre a compostagem. Achei tudo muito interessante", contou a aluna entusiasmada com a visita.
Para a professora Elizia Pinheiro, bióloga por formação e que trabalha com a disciplina de trilhas de aprofundamento do itinerário formativo no colégio Irmã Aspásia, as visitas em instituições de ensino superior abrem campos de conhecimentos e auxiliam os adolescentes na hora de escolherem qual área seguir.
"Eu considero essas visitas de estudo de extrema importância, o estudante sai do seu espaço, que podemos considerar uma ilha. Sair da ilha e enxergar de fora traz um monte de oportunidades que você começa a enxergar que tem dentro desse espaço que talvez não era explorado, é de extrema importância para abrir cortinas, oportunidades e os alunos aproveitam muito, ficam loucos para fazer as visitas, até para escolherem o que gostariam de cursar. É uma junção que agrega conhecimento do que temos estudado na escola pública, com uma escolha do que eles vão escolher para o futuro."
A Ulbra Palmas está sempre de portas abertas para visitação das escolas, mostrando sempre o mundo universitário para além da sala de aula, com o intuito de incentivar os jovens sobre a importância da educação superior.
A professora Conceição Previero falou um pouco da troca de conhecimentos que acontece nessas visitas. "A importância é o intercâmbio, embora nós tenhamos a oferecer, esse tipo de estabelecimento de convívio é uma troca, é um aprender, e aprender. E é oportuno para nós a promoção da educação ambiental que tem sido uma constância aqui na nossa instituição, e o ambiente do Terraquarium é propício a isso dadas as atividades que são realizadas no que tange a práticas sustentáveis e também o próprio bioma Cerrado fragmento, que possibilita muitas interações, em especial as pessoas reconhecerem as espécies que são nativas e as simbologias que cada qual traz na sua vida e na sua história", explanou.
Notícias relacionadas
-
05
DEZINOVAÇÃO Acadêmicos da Medicina desenvolvem projeto de acessibilidade em Libras -
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI
Últimas notícias
-
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras -
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática



