Fisioterapia
Ulbra Palmas promove palestra a mulheres mastectomizadas
Acadêmicos de Fisioterapia ensinaram técnicas de automassagem

Na noite de 30 de maio, ocorreu uma ação organizada pela disciplina de Saúde Coletiva, ministrada pela professora Silvia Teixeira. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, onde foi realizada uma palestra abordando a relevância vital da fisioterapia para mulheres que passaram por cirurgias de mastectomia, além de um sorteio de brindes e, ao final da ação, um lanche.
Além da parte teórica, os alunos realizaram exercícios práticos junto às participantes, ensinando técnicas de automassagem que visam à redução de edemas.
"Nosso principal objetivo foi desenvolver o conhecimento dos alunos sobre a atuação do fisioterapeuta no cuidado de mulheres com câncer de mama que passaram por diferentes tipos de cirurgia, como mastectomias, tumorectomias e quadrantectomias", explica a professora Silvia Teixeira, organizadora da Ação.
A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que depende exclusivamente de doações da população, de instituições e de empresas. Todo o auxílio recebido é direcionado para ajudar os pacientes em tratamento oncológico, bem como seus familiares em situação de vulnerabilidade.
Segundo Teixeira, o intuito da ação foi "compartilhar informações valiosas com as mulheres filiadas da liga, enfatizando a importância do tratamento fisioterapêutico nas fases pré e pós-operatórias". Essa iniciativa foi enriquecedora tanto para os alunos, que puderam expandir seus conhecimentos, quanto para as mulheres vinculadas à liga, que receberam informações valiosas para seu bem-estar e recuperação.
Iniciativas como essa auxiliam na compreensão dos acadêmicos na prática fisioterapêutica, adicionando experiência a eles, além de trazer clareza às mulheres que passaram por cirurgias, proporcionando-lhes informações sobre as transformações em seus corpos e como podem melhorar sua qualidade de vida.
Reila Diniz Oliveira, professora aposentada e voluntária da Liga Feminina, comentou sobre a ação e a parceria com a Ulbra Palmas que, ao longo do semestre, promoveu ações com outros cursos como Psicologia e Estética. "Temos orgulho de contar com parceiros, e um dos mais importantes é a Ulbra, que sempre nos apoia por meio de doações, palestras e reuniões informativas para nossos pacientes. Essa parceria tem sido de imensa valia para nós. Ficamos encantados com a participação dos alunos, que conseguiram envolver os pacientes de maneira interessante. Foi uma troca de experiências muito enriquecedora, tanto para os alunos quanto para nossos pacientes", acrescentou.
Notícias relacionadas
-
16
SETUlbra em Movimento Ulbra reúne gestores de todo o Brasil em um dia histórico -
15
SETRelações Internacionais Espanha é o país homenageado no 14º Sarau das Nações -
13
SETIV Jumed-RS Ulbra recebe 2,5 mil alunos de Medicina para jogos estudantis -
12
SETAção Solidária Ulbra envia a primeira remessa de doações ao Vale do Taquari
Últimas notícias
-
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
08
SETSOS Vale do Taquari Ulbra RS entra em ação para ajudar desabrigados das cheias -
04
SETFeira de Agronegócio Ulbra consolida na Expointer o fomento ao setor agropecuário -
30
AGOExpointer 2023 Engenharias da Ulbra vivenciam tecnologias do agronegócio