MOBILIDADE INTERNACIONAL
Ulbra abre edital para intercâmbio acadêmico em março
Universidade tem convênio com mais de 50 Instituições em 20 países

As inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) estarão abertas entre 10 de março e 10 de abril de 2025. Todos os alunos, da graduação e da pós-graduação das diferentes áreas do conhecimento, podem se inscrever e aproveitar a oportunidade de estudar em uma das mais de 50 instituições conveniadas presentes em 20 países ao redor do mundo.
Conforme o diretor de Relações Internacionais da Ulbra, Antônio Costa, o setor é responsável por orientar e promover a política de internacionalização. "É uma excelente oportunidade para os estudantes de cursos nas modalidades presencial, híbrida ou online que desejam ter uma vivência no exterior", ressalta Costa.
Um mundo de oportunidades
Fazer um intercâmbio oferece uma série de vantagens tanto no âmbito pessoal quanto profissional. A experiência de viver em outro país proporciona o aprendizado de novas línguas e culturas, ampliando horizontes e desenvolvendo uma visão global. Ter uma vivência internacional no currículo é uma experiência altamente valorizada em um profissional. Além disso, é uma oportunidade para o futuro profissional estabelecer conexões e ampliar redes de contatos que podem ser úteis na carreira.
"É um grande diferencial na formação do acadêmico, que vai poder aprimorar um idioma, fazer um network com estudantes e com profissionais da área, ampliar o seu universo cultural, conhecer um outro país, trocar ideias com estudantes que se dedicam a sua mesma área de estudo. O intercâmbio oferece um mundo de oportunidades", destaca Costa.
Como participar
O processo seletivo é composto por duas etapas: análise dos requisitos pela Ulbra e candidatura à universidade conveniada. Caso aprovado, o aluno deve enviar documentos como passaporte e seguro-saúde internacional, além de manter vínculo com a Ulbra durante o período de intercâmbio.
Para participar, é preciso atender a alguns requisitos, como estar matriculado na graduação ou pós-graduação, obter um bom desempenho nas disciplinas (coeficiente acima de 7), ter pelo menos 30% do curso concluído e não mais que 80%, e comprovar proficiência no idioma exigido pela instituição de destino. Além dos custos com passagens e hospedagem, o aluno deve estar atento ao cumprimento dos prazos e exigências. Ao retornar, é necessário enviar os certificados e históricos acadêmicos para validar as disciplinas cursadas.
A Ulbra possui dois editais anuais para os alunos que desejam realizar intercâmbio. Para saber mais detalhes sobre os programas de intercâmbio, conhecer as universidades conveniadas e obter mais informações, acesse o site.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
23
MAIRECONHECIMENTO Emoção durante homenagem da Ulbra a voluntários da enchente -
19
MAIPARCERIA COM A COMUNIDADE Ulbra Palmas doa computadores para fortalecer a saúde em Palmas -
16
MAIVIVÊNCIA NO AGRO Ulbra Palmas participa da Agrotins 2025 com estande e ações dos cursos -
10
MAICOMPROMISSO NA FORMAÇÃO Ulbra Palmas busca celeridade na autorização do curso de Medicina no MS
Últimas notícias
-
23
ABRVIVÊNCIA NA PRÁTICA Medicina Ulbra Palmas inicia visitas supervisionadas nas Unidades Básicas -
14
ABRAVALIAÇÃO DO MEC Ulbra Palmas é a melhor universidade privada do Tocantins -
14
ABRSustentabilidade Rumo ao Lixo Zero, Ulbra visita hospital referência em gestão de resíduo -
11
ABRATENÇÃO À SAÚDE NA PRÁTICA Medicina da Ulbra fortalece saúde em Nova Rosalândia