ENSINO DE QUALIDADE
Uso da inteligência artificial marca Semana Pedagógica
Tecnologia, ensino e acolhimento norteiam programação docente
Com o objetivo de fortalecer o alinhamento institucional e pedagógico entre professores e coordenadores dos diversos cursos, a Ulbra Palmas realiza, entre os dias 23 e 25 de julho, a Semana Pedagógica 2025/2. O evento marca a preparação para o novo semestre letivo, que começa oficialmente no dia 28.
Com o tema "Práticas Docentes e Procedimentos Acadêmicos na Ulbra Palmas", a programação inclui encontros de colegiado, oficinas sobre rotinas acadêmicas, ambientação de novos professores e uma palestra sobre os desafios da docência diante da inteligência artificial.
A abertura foi conduzida pela professora Dra. Parcilene Fernandes de Brito, com a palestra "Entre a Dívida Cognitiva e a Autoria: o papel das práticas pedagógicas na era da IA". Na fala, "compartilhei algumas reflexões sobre como o uso indiscriminado de ferramentas de Inteligência Artificial pode afetar os processos de aprendizagem, reduzindo o esforço cognitivo e comprometendo a autonomia intelectual dos estudantes. A partir dessa provocação, propus caminhos para ressignificar nossas práticas avaliativas, valorizando mais o raciocínio, os processos mentais e a construção de sentido, em vez de focar apenas no produto final".
Para o reitor da Ulbra Palmas, professor Marcelo Müller, "sempre é oportuno revisitar nossos processos, sejam eles de avaliação, de fluxo de planejamento e também ouvir e discutir temas atuais, como fizemos na abertura ao falar sobre o impacto da IA nas nossas práticas. A provocação da doutora Parcilene nos ajuda a buscar alternativas para contornar o lapso cognitivo que tem ocorrido na atualidade e nos prepara para iniciar o semestre com energia e entusiasmo".
Entre os participantes, o semestre inicia com boas expectativas. O professor Divino José Otaviano, da Biomedicina, afirmou:
"A expectativa é a melhor possível. Vim bem animado, descansado e trazendo coisas novas para os nossos alunos, com a maior alegria de estar retornando ao semestre".
"A expectativa para o semestre é boa: qualificar nossos alunos e, ao mesmo tempo, nos qualificarmos para transmitir os conhecimentos necessários e entregá-los preparados ao mercado de trabalho", disse a professora de enfermagem, Daniela Mafra.
Para o professor Henrique Dias, que inicia a carreira docente nos cursos da área de tecnologia, a experiência em participar da semana é de descoberta:
"É minha primeira Semana Pedagógica. Estou curioso para ver como tudo funciona, participar das palestras, receber feedbacks e aprender com os colegas".
A programação também incluiu um momento específico para os professores ingressantes, com orientações sobre os sistemas e processos da instituição, como o uso do Web Professor, elaboração do plano de ensino, cronogramas e avaliação da aprendizagem.
Notícias relacionadas
-
12
JUNPRESENÇA E CUIDADO Ulbra Palmas leva atendimentos à comunidade indígena Brejo Comprido -
11
JUNDESTAQUE Ulbra Palmas participa de simpósio nacional sobre Planos de Bairro -
10
JUNDIA DE AÇÃO Ulbra Palmas leva atendimentos de saúde à Comunidade Quilombola do Prata -
03
JUNCONHECIMENTO Acadêmicos são premiados durante II Mostra de Medicina em Saúde Pública
Últimas notícias
-
02
JUNBOAS AÇÕES Maio Solidário encerra mês de mobilização e transforma doações em esperança -
29
MAIAJUDANDO QUEM PRECISA Presentes e empatia marcam ação da Arquitetura no Maio Solidário -
28
MAIPESQUISA E EXTENSÃO II Mostra de Saúde Pública destaca ciência, prevenção e formação crítica -
27
MAICONECTIVIDADE Ulbra Palmas debate gestão e inovação no Conecta Insights JC




