COMPROMISSO COM TOCANTINS
Hospital Veterinário Ulbra Palmas é referência no cuidado a silvestres
Mais de 28 espécies foram atendidas no primeiro semestre deste ano
A Universidade Luterana do Brasil -- Ulbra Palmas reafirma sua vocação comunitária e científica ao transformar vidas também fora das salas de aula. Somente no primeiro semestre de 2025, o Hospital Veterinário (HV) prestou atendimento a 63 animais silvestres, pertencentes a 28 espécies diferentes, entre aves, mamíferos e répteis -- resgatados por órgãos ambientais do Tocantins.
De acordo com o relatório da instituição, as aves representam 50,79% dos casos atendidos, com destaque para a Arara Canindé, com 14 ocorrências. Já os mamíferos somaram a 46,03% dos atendimentos, incluindo espécies emblemáticas como tamanduá-bandeira, bugio, macaco-prego e jaguatirica. Os répteis somaram 3,17%, entre eles iguanas e jabutis.
Para o diretor do HV Ulbra Palmas, Danton Burguer, a atuação do hospital é exemplo de como a instituição conecta ensino, pesquisa e extensão a causas de relevância social e ambiental. "O atendimento aos animais silvestres é custeado através de uma parceria entre a Ulbra e o Naturatins. Trata-se de um gesto que une formação acadêmica de qualidade, produção científica e compromisso com a preservação da vida, fortalecendo nossa identidade como universidade confessional e comunitária", destacou.
Além da infraestrutura disponibilizada, o HV conta com a dedicação de médicos veterinários, residentes e acadêmicos voluntários, que encontram nas situações de resgate e tratamento uma oportunidade única de aprendizado prático e desenvolvimento humano.
A médica veterinária Eduarda Mansour, integrante da equipe, ressalta que o trabalho é realizado pela parceria com órgãos ambientais como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU) , responsável pelo resgate e encaminhamento dos animais.
Ela relembra o caso da Arara Canindé que chegou ao hospital em estado grave na última terça-feira, 19: "A ave apresentava uma fratura antiga e se automutilava devido à dificuldade de apoio. Após avaliação e exames, optamos pela amputação do membro comprometido e pela implantação de uma prótese osseointegrada. O procedimento foi realizado em parceria com especialistas e o animal segue recebendo acompanhamento clínico e cuidados pós-operatórios. Esse tipo de atuação nos motiva, pois mesmo quando a reintegração à natureza não é possível, garantimos a integridade e a qualidade de vida desses animais", explica.
Compromisso consolidado
O Hospital Veterinário se consolida como referência no atendimento a animais silvestres no Tocantins, transformando realidades e formando profissionais comprometidos com a vida em todas as suas formas.
Notícias relacionadas
-
13
NOVPESQUISA Jornada Científica da Ulbra Palmas debate papel da IA no ensino -
13
NOVRECONHECIMENTO Mérito Ulbra homenageia personalidades gaúchas que se destacaram em 2025 -
10
NOVAprendizado, integração e propósito Ulbra Palmas marca presença no 2º Congresso Tocantinense de Escolas Médicas -
07
NOVINOVAÇÃO NO ENSINO Ulbra capacita docentes em simulação realística
Últimas notícias
-
06
NOVACOLHIMENTO Ulbra Palmas ajuda estudantes a se prepararem para o futuro e Enem -
04
NOVACOLHIMENTO Ulbra Palmas realiza 27° Expro e recebe quase 2 mil estudantes -
04
NOVMAIOR PÚBLICO 27ª edição do ENCOINFO reúne mais de 400 participantes na Ulbra Palmas -
03
NOVTROCA DE EXPERIÊNCIA 2º Dia de Campo da Agronomia encerra jornada com aprendizado e integração


