INOVAÇÃO
Acadêmico de Farmácia cria bebida funcional que ajuda a reduzir a ansiedade
Iniciativa alia ciência e apresenta alternativa saudável para a saúde
Uma ideia que nasceu de uma experiência pessoal se transformou em um projeto científico inovador dentro do curso de Farmácia. O acadêmico Carlos Daniel de Sousa Rodrigues, do 9º período, desenvolveu uma bebida funcional a partir de uma planta medicinal que, além de preservar a memória e contribuir para a prevenção do Alzheimer, também apresenta propriedades que auxiliam no controle da glicemia, do humor e da ansiedade.
Segundo o estudante, a motivação para a pesquisa surgiu a partir do histórico de saúde de sua família. "Quando fui pesquisar sobre a planta, o meu objetivo inicial era encontrar um ativo natural que ajudasse na prevenção do Alzheimer, por conta da situação da minha avó. Isso mexeu muito comigo. Mas, ao longo dos estudos, percebi que essa planta tinha outros benefícios importantes, como redução da ansiedade e melhora do bem-estar. Então decidi avançar no projeto, transformando esse potencial em uma bebida funcional, prática e saborosa", explicou Carlos.
A proposta, que já vem sendo trabalhada há três anos, ganhou força recentemente com o apoio da coordenação do curso. "Quando pensamos em inovação farmacêutica, muitas vezes pensamos apenas em grandes tecnologias. Mas a inovação também pode estar em um produto simples, que melhora a adesão do paciente ao tratamento. Se uma criança com ansiedade tem dificuldade para tomar um medicamento e consegue ingerir uma bebida natural, feita para o paladar dela, a experiência muda completamente. Essa é a missão do farmacêutico: transformar ciência em qualidade de vida", destacou a coordenadora do curso de Farmácia, Juliane Farinelli.
Carlos revela que já pensa no futuro do projeto: "É algo que me anima muito, porque vejo resultados reais. Além do impacto social, eu também sonho em transformar a bebida em um produto comercial, ampliando o acesso e valorizando o que a pesquisa acadêmica pode oferecer para a sociedade".
O projeto segue em desenvolvimento e demonstra como a iniciação científica e a prática acadêmica podem gerar soluções de impacto direto na saúde e no bem-estar da população.
Por Karoliny Santiago
Notícias relacionadas
-
12
DEZPESQUISA Ulbra Palmas realiza III Seminário de Psicologia com ampla participação -
11
DEZAVALIAÇÃO E ESTRATÉGIA Ulbra Avalia encerra com foco em gestão, liderança e evolução institucional -
11
DEZINOVAÇÃO Extensão fortalece formação prática no curso de Nutrição da Ulbra Palmas -
10
DEZINTEGRAÇÃO Ulbra Avalia: primeiro dia é de apresentação de balanços das unidades
Últimas notícias
-
10
DEZDESTAQUE Acadêmicas de Psicologia realizam ação de saúde mental no IFTO -
09
DEZCONHECIMENTO Integração entre cursos marca aula especial sobre Sexualidade Humana -
08
DEZCONTATO COM A REALIDADE Seminário de Psicologia promove debate sobre transformação social -
05
DEZINOVAÇÃO Acadêmicos da Medicina desenvolvem projeto de acessibilidade em Libras



