TRAJETÓRIA
Comemoração do Dia do Biomédico reúne mais de 100 acadêmicos em Palmas
Programação destacou oportunidades e caminhos na carreira biomédica
Para reforçar a importância da pesquisa dentro do ambiente acadêmico e profissional, a Coordenação de Biomedicina da Ulbra Palmas realizou na segunda-feira, 17, uma programação especial em comemoração ao Dia do Biomédico, celebrado nacionalmente em 20 de novembro. O evento reuniu 110 acadêmicos e contou com uma palestra sobre o papel do profissional na pesquisa brasileira, ministrada pela biomédica, mestre e doutoranda da UFRGS, Maria Eduarda Deluca João, egressa da instituição.
Inspiração, pesquisa e trajetória: uma celebração à Biomedicina
Para a coordenadora-adjunta do curso, Ana Ilian, o encontro foi significativo não apenas pela data comemorativa, mas pela oportunidade de aproximar os estudantes das possibilidades reais dentro da área: "O momento foi muito especial para todos, uma celebração ao Dia do Biomédico. Tivemos uma palestra que abordou o papel do biomédico na pesquisa brasileira e trouxe a atuação multiprofissional do biomédico, com uma profissional formada pela própria Ulbra e que hoje é doutoranda na UFRGS, em um programa de doutorado nota 7 da CAPES. Ver alguém 'da casa' trilhar uma trajetória tão sólida foi extremamente motivador. Os alunos se inspiraram e viram o potencial da profissão, além de ser um orgulho institucional, mostrando que nossos acadêmicos têm base, competência e oportunidades para alcançar voos altos na biomedicina".
A presidente da Atlética Imune, Gabriella Cardoso Nunes Vieira, acadêmica do 6º período, reforçou o impacto da fala da palestrante entre os estudantes: "O evento foi muito bom e importante pra nós que ainda estamos nessa fase de desenvolvimento. É interessante ver o quão grandes podemos ser dentro da biomedicina. A Maria Eduarda falou com tanto amor sobre a história dela que nos inspira bastante. Ela é uma mulher incrível e até começamos a chamar ela de 'Barbie das graduações'. Ver onde ela chegou é inspirador pra nós".
Da sala de aula ao protagonismo na pesquisa: o retorno de uma egressa
Para a palestrante Maria Eduarda Deluca João, retornar à instituição como convidada representou um marco pessoal e profissional: "Retornar ao CEULP/ULBRA, não mais como aluna, mas como palestrante, representa a concretização de um ciclo e a realização de um sonho. Sinto imensa honra e gratidão por ter a oportunidade de retribuir à instituição que foi o alicerce da minha jornada. O CEULP/ULBRA me proporcionou uma formação de excelência que abriu portas para que eu me tornasse a profissional que sou hoje".
Ela destacou ainda a missão de transformar conhecimento científico em impacto social e inspirar novas gerações: "Compartilhar os desafios e conquistas da minha trajetória como Biomédica Pesquisadora vai além da carreira. Meu propósito é inspirar a próxima geração a enxergar o vasto potencial da pesquisa. Estar diante dos alunos que hoje ocupam as mesmas cadeiras que um dia ocupei reforça minha vocação e o desejo de contribuir para o futuro da ciência e da saúde no Brasil".
Notícias relacionadas
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras
Últimas notícias
-
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática -
25
NOVINCENTIVO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia







