CONHECIMENTO
Psicologia em foco: livro destaca formação ética na profissão
Obra reúne docentes e alunos da Ulbra Palmas em reflexões críticas da área
Será divulgado na próxima quinta-feira, 29, por meio virtual, o livro "Reflexões da Formação em Psicologia: Interlocuções, experiências e escritas compartilhadas". A obra organizada pela docente da Ulbra Palmas Ruth Cabral e pelas acadêmicas Anne Karolline e Ráylla, destaca a Psicologia como prática ética, política e comprometida com a realidade social, reunindo docentes, acadêmicos e profissionais em uma construção coletiva voltada à formação crítica na área.
A construção da obra nasce de um processo que integra diferentes vivências e contextos de atuação e a proposta é refletir sobre a formação em Psicologia a partir da experiência, reconhecida como uma forma legítima de produção de conhecimento.
Segundo Ruth Cabral, o trabalho de organização foi marcado pelo cuidado com as vozes envolvidas e pela responsabilidade com a formação profissional. "Foi um exercício coletivo de escuta, cuidado e responsabilidade ética. Não se tratou apenas de reunir textos, mas de sustentar um espaço em que diferentes vozes pudessem existir", afirma.
A principal contribuição da obra, de acordo com a organizadora, está na curadoria comprometida com a pluralidade da formação em Psicologia, na crítica às práticas naturalizadas e na defesa de uma Psicologia situada, atravessada pelas realidades sociais. "O livro nasce como um gesto político e formativo, que reconhece a experiência como produção de conhecimento e tem como foco a formação, inclusive com a participação direta de discentes do curso de Psicologia", destaca.
Formação construída de forma coletiva
Participar do projeto também reafirma, para a docente, a importância da construção coletiva do saber ao longo da formação em Psicologia. "É um trabalho que mobiliza afetos, mas também exige rigor, coerência ética e compromisso com aquilo que defendemos enquanto profissão."
O sentimento de orgulho, segundo ela, é compartilhado entre todos os envolvidos. "Não é um orgulho individual. Ele nasce do reconhecimento do trabalho de muitas pessoas que constroem a Psicologia no cotidiano, muitas vezes em contextos de precarização e invisibilidade (...) Mais do que um avanço curricular, esse trabalho representa um amadurecimento de posicionamento: assumir publicamente que minha atuação em Psicologia é inseparável dos direitos humanos e de uma formação humanizada e crítica."
Psicologia nos territórios e nas políticas públicas
Entre as autoras dos capítulos está Hareli Cechin, que ressalta a relevância da obra para dar visibilidade às práticas desenvolvidas no âmbito das políticas públicas. "Para mim, é uma grande alegria participar de um dos capítulos, pois permite divulgar o trabalho realizado na disciplina de Práticas Interprofissionais de Educação em Saúde para a comunidade palmense e é uma forma de apresentar à sociedade o papel social da Psicologia para além do consultório", afirma.
Representante do CRP-23, Hareli reforça que tornar essas práticas visíveis é fundamental para ampliar a compreensão social sobre a profissão. "O capítulo também evidencia a importância de uma atuação ética, comprometida com os direitos humanos, com os vínculos e com o cuidado comunitário", conclui.
Lançamento
O lançamento será realizado on-line, às 19h30, reunindo organizadores, autores e convidados para um momento de partilha das experiências e reflexões que compõem a obra.
Karoliny Santiago - Assessoria Comunicação
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
14
JANAPOIO À COMUNIDADE Projeto Realinhando fortalece renda de mulheres presas em Palmas -
13
JANRECORDE Odontologia da Ulbra Palmas ultrapassa 4,6 mil atendimentos em 2025 -
07
JANDIFERENCIAL Arquitetura e Urbanismo alia teoria e prática em disciplina socioambiental -
06
JANEXPERIÊNCIA NA PRÁTICA Acadêmicos de Enfermagem conhecem a estrutura e o fluxo do Hospital do Amor


