DIFERENCIAL
Psicologia da Ulbra aproxima estudantes da realidade profissional
Encontros reuniram egressos para falar sobre a carreira e pesquisa
Para aproximar os acadêmicos da realidade profissional e mostrar as diferentes possibilidades de atuação na Psicologia, a professora doutora Hareli Cecchin, do curso de Psicologia da Ulbra Palmas, promoveu, durante o mês de agosto, dois encontros (dia 17 e 20) com profissionais e egressos da área. As atividades fizeram parte da programação do Agosto da Psicologia e proporcionaram aos estudantes momentos de troca sobre carreira, pesquisa, mercado de trabalho e formação continuada.
A proposta buscou integrar a programação do Conselho à disciplina de Pesquisa em Psicologia, criando um espaço para que os acadêmicos conhecessem trajetórias profissionais e percebessem que a pesquisa também pode fazer parte da carreira do psicólogo. "Construímos um encontro com profissionais que têm a pesquisa presente em suas trajetórias, para que pudessem compartilhar experiências, desafios e possibilidades com os acadêmicos. A intenção foi aproximar os estudantes da pesquisa para além da elaboração de trabalhos acadêmicos, mostrando que ela também pode fazer parte da trajetória profissional e abrir caminhos para a pós-graduação, o mestrado, o doutorado e a produção de novos conhecimentos em Psicologia", explica Hareli.
Troca de experiências
No dia 17 de agosto, às 19h, os acadêmicos participaram de um encontro voltado à realidade profissional da Psicologia. A atividade possibilitou conhecer diferentes áreas de atuação, desafios encontrados no mercado de trabalho e possibilidades para quem está se preparando para ingressar na profissão.
Já no dia 20 de agosto, a programação foi dedicada à pesquisa. Em uma roda de conversa promovida em parceria com o CRP-23, profissionais compartilharam suas experiências com a produção científica e falaram sobre os desafios e as possibilidades de seguir esse caminho ainda durante e após a graduação.
Entre as participantes esteve a egressa Lilian Rosa, que destacou a importância de retornar à instituição para compartilhar sua experiência com os acadêmicos. "Participar neste mês de agosto da construção desse debate tão necessário para o contexto acadêmico e profissional, que entrelaça Psicologia, pesquisa e transformação social, foi de profundo significado para mim. Estar em roda, em um espaço aberto de partilhar conhecimentos, experiências e os percalços da pesquisa a partir da minha vivência e das outras colegas profissionais, e principalmente ver o engajamento e a curiosidade dos alunos despertou em mim uma admiração ainda maior pelo contexto educacional."
Para Lilian, o encontro também reforçou a importância da pesquisa na construção da trajetória profissional. "Essa troca reafirmou com clareza a urgência e a relevância do fazer pesquisa, sobretudo ao constatar o quanto esse campo permanece, infelizmente, à margem do conhecimento e da experimentação prática. Poder evidenciar como essa prática moldou minha jornada e consolidou minha identidade profissional foi, para mim, um reencontro com a minha própria história."
Pesquisa como possibilidade de carreira
A acadêmica Ellen Veiga Moreschi, do 8º período de Psicologia e vice-diretora de Ensino da Liga Acadêmica de Psicologia (LAPSI), participou da roda de conversa e destaca que a atividade ajudou a aproximar os estudantes da pesquisa. "Ser pesquisador não é uma realidade inacessível. Como acadêmica prestes a me formar, vejo de perto como o contato com a produção científica ainda parece algo distante e restrito para muitos de nós na graduação. O evento permitiu uma conexão real entre estudantes e profissionais que já trilharam esse caminho", relata.
Durante a atividade, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre mestrado, doutorado, aluno especial, idioma instrumental e bolsas de estudo. Para Ellen, esse contato ajudou a mostrar que a pesquisa pode ser uma possibilidade concreta depois da graduação. "Encontros como esse desmistificam a trajetória científica e nos mostram que a pesquisa é um caminho viável e ao nosso alcance", afirma.
Egressa compartilha trajetória
A programação também contou com a participação da presidente do CRP-23, Lais Amaral, egressa da Ulbra Palmas. Para ela, retornar à instituição onde se formou para conversar com os futuros psicólogos foi um momento especial. "Estar no CEULP/Ulbra é sempre muito emocionante, porque foi a instituição que me formou. Poder hoje retornar lá, depois de formada, para levar um pouco da minha experiência para os futuros psicólogos, para os nossos futuros colegas, é sempre muito relevante para mim", destaca.
Laís também reforçou a importância da formação continuada para quem pretende atuar na área. "É muito importante poder plantar essa sementinha da ideia de fazer um mestrado, fazer um doutorado e conversar sobre o quanto temos o compromisso com a nossa formação contínua. Isso contribui de forma significativa para o futuro deles enquanto profissionais", afirma.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
02
SETMEIO AMBIENTE Terraquarium da Ulbra Palmas reúne estudantes em atividade ambiental -
01
SETDIFERENCIAL Acadêmicos de Nutrição vivenciam atendimento a gestantes em aula prática -
28
AGOCUIDADO E ATENÇÃO Calor intenso exige cuidados extras durante os exercícios físicos -
27
AGOAPRENDIZADO Ulbra Palmas prepara futuros dentistas para os desafios além da clínica





