Políticas públicas
Ulbra, UFPEL e IFSul Charqueadas alinham projeto de indicadores de saúde
Aplicativo de mapeamento está em fase final para implantação
A Ulbra São Jerônimo segue fortalecendo seu compromisso com a inovação, a pesquisa e a promoção da saúde pública. Em mais uma ação estratégica, a Instituição promoveu um encontro virtual com representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - campus Charqueadas, para alinhar os próximos passos do projeto Indicadores de Saúde nas Escolas, uma iniciativa que visa se consolidar como política pública nacional.
O projeto, capitaneado pela Ulbra São Jerônimo através do curso de Educação Física, em parceria com a UFPEL, consiste na aplicação de avaliações físicas periódicas em crianças da educação básica, com o objetivo de monitorar curvas de crescimento e outros dados relevantes ao desenvolvimento físico e à saúde infantil. Um aplicativo sendo desenvolvido pela Ulbra São Jerônimo unto ao IFSul Charqueadas, também parceira do projeto, já está em fase final para implantação e será a principal ferramenta de coleta e integração dessas informações.
- Temos hoje um potencial de impacto gigantesco. O projeto une dados, ciência e prática em um formato acessível. Ter uma ferramenta digital vai acelerar o processo de coleta e tornar as informações muito mais eficazes para gestores e profissionais da saúde e da educação - disse o diretor e professor Dr. Rodrigo Baptista Moreira, que coordena o desenvolvimento do aplicativo junto com o professor Me. André Luis Del Mestre, do IFSul.
A iniciativa propõe avaliações físicas periódicas em estudantes da educação básica, com a coleta de dados como peso, altura, pressão arterial, desempenho motor e outros indicadores essenciais para acompanhar o crescimento saudável e identificar precocemente possíveis alterações no desenvolvimento infantil.
Participaram do encontro a professora Dra. Anelise Gaya, coordenadora do PROESP (Projeto Esporte Brasil) e do projeto internacional Sunrise no Rio Grande do Sul, a professora Me. Carolina Selmo, pesquisadora vinculada ao PROESP, e a professora Me. Rosângela Dornelles, coordenadora do curso de Medicina da Ulbra São Jerônimo.
Política pública nacional
A expectativa é que o projeto avance rumo à transformação em uma política pública nacional, beneficiando crianças em escolas municipais, estaduais, federais e privadas, além de instituições como as APAEs.
A Ulbra São Jerônimo já atua diretamente no projeto Sunrise por meio do curso de Educação Física, com estudantes que estão em campo coletando dados para alimentar o sistema em construção. O projeto também se articula com o PROESP, um observatório permanente de indicadores físicos, coordenado pela UFPEL e que agora, com o apoio tecnológico do IFSul, contará com uma solução digital unificada para facilitar e ampliar a coleta de dados em escala nacional.
- Nosso principal objetivo é garantir um acompanhamento contínuo da saúde da população, com foco na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar. Tornando-se uma política pública, será possível identificar precocemente anormalidades no desenvolvimento e intervir de maneira oportuna, promovendo uma infância mais saudável e reduzindo os custos futuros com a saúde - conclui o diretor da Ulbra São Jerônimo.
Tags
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
12
DEZPARCERIA INTERNACIONAL Ulbra fortalece vínculos com Stanford -
11
DEZAVALIAÇÃO E ESTRATÉGIA Ulbra Avalia encerra com foco em gestão, liderança e evolução institucional -
11
DEZNOVIDADE ULBRA Play, o novo hub de comunicação da Universidade, será lançado dia 16 -
10
DEZHOMENAGEM Desembargador Marcelo Dornelles recebe Prêmio Mérito Ulbra


