Receber uma unidade empresarial no ambiente acadêmico significa bem mais do que conceder espaço físico aos incubados. É preciso auxiliar no desenvolvimento dos negócios, principalmente na sua estruturação e na elaboração e gestão de projetos. É preciso estimular a transferência de tecnologia, oferecer oportunidades para o surgimento e desenvolvimento de novos empreendimentos, além de buscar apoio municipal, estadual e federal para tornar tudo isso possível. É exatamente o que a Rede Ulbra de Inovação propõe aos seus colaboradores.
Com o objetivo de estimular o empreendedorismo, as unidades de incubação empresarial dispõem da infraestrutura necessária para a criação de escritórios de trabalho e espaços de coworking, além de serviços gratuitos de consultoria financeira, gestão, marketing, recursos humanos e muito mais.
A meta é a implantação de divisões da Ulbratech em todas as unidades da Rede Ulbra de Educação. Atualmente, ela está presente em Canoas, Carazinho, Gravataí e Torres, no Rio Grande do Sul; Itumbiara, em Goiás; Manaus, no Amazonas; e Palmas, no Tocantins, abrigando diversas empresas e projetos de startups tanto de alunos e professores quanto de cidadãos das comunidades locais.