Evento
Atividade de Serviço Social valoriza a cultura dos Povos Amazônicos
Evento foi coordenado pela docente Regina Teodósio.

'Povos Amazônicos: Cultura Viva' esse foi o tema do evento realizado na noite de terça-feira (28/11) pelo curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra). A atividade teve o objetivo de analisar a transversalidade da natureza do Serviço Social com a diversidade dos povos amazônicos.
Coordenada pela docente, Regina Teodósio, a iniciativa fez parte de uma socialização das disciplinas de Pesquisa em Serviço Social, Serviço Social Contemporâneo e Fundamentos Teóricos- Metodológicos do Serviço Social. Símbolos da cultura dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos: culinária, artesanato, indumentária e livros foram apresentados ao público na área vermelha do Ceuls. "O evento foi importante para os universitários, porque desvelou um olhar do curso com a diversidade dos povos amazônicos e resgatou a necessidade de manter essa interface em todas as profissões", destacou a professora Regina.
Uma roda de conversa com representantes dos povos ribeirinhos, remanescentes de quilombos e indígenas também fez parte da programação. O encontro contou ainda com a degustação de alimentos, música regional e a presença de um assistente social (egresso do curso de Serviço Social do Ceuls) que realiza atendimento social a esses povos. "Foi tudo positivo, pois houve envolvimento da comunidade acadêmica em reunir o simbolismo e o cotidiano da cultura negra, por meio dos povos remanescentes de quilombos, ribeirinhos e indígenas. Cada equipe procurou sintetizar a cultura apresentando indumentária, artesanato, comidas típicas, religiosidade, pinturas indígenas, dança de capoeira", explicou Teodósio.
Notícias relacionadas
-
02
JULPós-graduação presencial Abertas inscrições de pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica -
17
JUNRECONHECIMENTO Ulbra recebe medalha da Câmara Federal por acolhimento na enchente -
16
JUNPesquisa e extensão IV Mostra PEI movimenta Ulbra Santarém -
06
JUNResponsabilidade social Estudantes de Agronomia distribuem mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente
Últimas notícias
-
06
JUNSensibilização no trânsito Acadêmicos de Direito realizam blitz educativa de trânsito -
06
JUNSensibilização Liga de Direito realiza ação de combate ao Abuso e à Exploração Sexual -
04
JUNResponsabilidade social Estudantes de Medicina oferecem atendimentos gratuitos em comunidade -
03
JUNPesquisa II Dia de Campo de Agronomia é sucesso!