HONRARIA
Atuação da Ulbra na enchente é reconhecida pela Câmara Federal
Universidade será agraciada em Brasília com medalha inédita
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) receberá a Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren, concedida pela Câmara dos Deputados. Criada em reconhecimento a pessoas ou instituições que contribuíram com serviços prestados à comunidade e à promoção dos valores cristãos, a premiação será entregue durante sessão especial, no dia 17 de junho, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães do Congresso, em Brasília. A indicação partiu do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS).
O presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Melke, afirma estar "muito honrado não só por ter formado mais de meio milhão de jovens e profissionais, mas também por testemunhar cidadãos comprometidos com a sociedade e que mostraram seu valor no combate aos efeitos das enchentes de maio do ano passado".
Essa é a primeira edição da medalha que leva o nome de Daniel Berg e Gunnar Vingren, missionários suecos que foram pioneiros do evangelismo no Brasil. O capelão-geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm Silva, ressalta que a Ulbra é a única instituição que está sendo agraciada com a medalha, o que evidencia nossas raízes de uma comunidade religiosa cristã que se preocupa em poder contribuir com a construção e o fortalecimento da sociedade por intermédio da educação. "Uma medalha de um mérito evangélico vem reafirmar o nosso espírito de fé que impulsiona ações em direção ao próximo, além de reconhecer o trabalho realizado como maior abrigo do Estado. As pessoas também vivenciaram um apoio emocional e espiritual muito presente durante toda a época do abrigo."
Em sua indicação, o deputado Marcel Van Hattem destacou a atuação da Ulbra durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024. Na ocasião, a universidade montou, no campus Canoas, o maior abrigo do Estado, acolhendo cerca de 8 mil pessoas e 3 mil animais que ficaram desalojados devido à catástrofe climática. "A escolha da Ulbra para receber a Medalha do Mérito Evangélico é mais do que justa. É um reconhecimento pelo extraordinário trabalho de acolhimento, amor ao próximo e solidariedade cristã. Foram milhares de vidas impactadas, não só com assistência material, mas também com apoio espiritual e humano", afirmou Van Hattem.
Premiação
A Medalha do Mérito Evangélico é conferida por uma comissão julgadora composta por representantes da Mesa Diretora e de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados. Os escolhidos pelos serviços evangelísticos prestados com impacto positivo para a sociedade foram:
- Universidade Luterana do Brasil -- Ulbra, Campus Canoas (RS);
- Nilton dos Santos (SC);
- Firmino da Anunciação Gouveia (PA);
- Isamar Pessoa Ramalho (RR)
- Francisco Tércio de Vasconcelos Cordeiro (PE);
Notícias relacionadas
-
04
DEZOrientação vocacional Ulbra Santarém participa de Feira das Profissões em escola -
03
DEZOrientação profissional EXPOULBRA ajuda jovens na escolha profissional -
03
DEZSocialização de pesquisas Acadêmicos de Agronomia apresentam pesquisas na XIII SIEPEX do IFPA -
02
DEZPedagogia na prática! Pedagogia: Estudantes participam de oficina de recursos pedagógicos
Últimas notícias
-
01
DEZPrática Agro III Dia de Campo de Agronomia é sucesso! -
01
DEZParceria Ulbra participa da II Corrida e caminhada da Justiça do Trabalho -
28
NOVExtensão Estudantes de Agronomia promovem ação de educação ambiental em feira -
28
NOVTeoria e prática Estudantes de Direito vivenciam rotina forense em Júri Simulado


