Palestra
Saberes Amazônicos e Pesquisa-Ação pautam atividade formativa de Pedagogia
Palestra fez parte da disciplina Pesquisa e Ação Docente.
A Ulbra Santarém, por meio do curso de Pedagogia, realizou no dia 24 de novembro de 2025, a palestra "Pesquisa-Ação e Saberes Amazônicos: a docência como prática transformadora", atividade integrada à disciplina Pesquisa e Ação Docente.
O professor convidado, Wenderson Sousa, apresentou aos acadêmicos uma reflexão sobre a importância da pesquisa-ação como metodologia capaz de fortalecer práticas pedagógicas alinhadas às especificidades socioculturais da região amazônica. A atividade proporcionou aos estudantes uma compreensão ampliada acerca do papel do educador na produção de conhecimento e na transformação da realidade local. Na oportunidade, Wenderson também compartilhou sua pesquisa realizada na região e suas experiências na educação pública, fortalecendo a reflexão dos acadêmicos sobre o papel do professor pesquisador.
A professora Caroline Torres, docente responsável pela disciplina, destacou que iniciativas como essa reforçam o compromisso institucional com a formação de qualidade.
"A palestra contribuiu significativamente para o desenvolvimento acadêmico dos nossos estudantes. Entender a pesquisa-ação e reconhecer o valor dos saberes amazônicos é essencial para que eles atuem com responsabilidade, sensibilidade e compromisso social em diferentes contextos educativos."
A ação integra as atividades de formação continuada desenvolvidas pelo curso, reafirmando o empenho da Ulbra Santarém em promover experiências que qualifiquem a prática docente e estimulem a produção de conhecimento comprometido com a realidade amazônica.
Notícias relacionadas
-
04
DEZOrientação vocacional Ulbra Santarém participa de Feira das Profissões em escola -
03
DEZOrientação profissional EXPOULBRA ajuda jovens na escolha profissional -
03
DEZSocialização de pesquisas Acadêmicos de Agronomia apresentam pesquisas na XIII SIEPEX do IFPA -
02
DEZPedagogia na prática! Pedagogia: Estudantes participam de oficina de recursos pedagógicos
Últimas notícias
-
01
DEZPrática Agro III Dia de Campo de Agronomia é sucesso! -
01
DEZParceria Ulbra participa da II Corrida e caminhada da Justiça do Trabalho -
28
NOVExtensão Estudantes de Agronomia promovem ação de educação ambiental em feira -
28
NOVTeoria e prática Estudantes de Direito vivenciam rotina forense em Júri Simulado





