Agronomia
Prática em Entomologia Agrícola fortalece formação de acadêmicos
Atividade valoriza a integração entre teoria e vivência.
Os acadêmicos do curso de Agronomia da Ulbra Santarém vivenciaram um dia de aprendizado prático durante a aula de Entomologia Agrícola, ministrada pela professora Lizandra Bonfim, reforçando a importância da experiência em laboratório para a formação profissional. Mais do que conteúdos teóricos, os estudantes entraram em contato com os insetos para compreender, na prática, conceitos fundamentais da área.
Durante a atividade, os alunos participaram de uma aula de morfologia de insetos, onde aprenderam a observar, desenhar e descrever detalhadamente as estruturas dos organismos. "A prática para os estudantes é essencial para o desenvolvimento de habilidades voltadas à identificação de pragas e inimigos naturais no campo, etapa fundamental para o manejo agrícola eficiente", reforçou Lizandra.
Na análise, os acadêmicos estudaram estruturas como cabeça, tórax e abdome, além dos diferentes tipos de antenas e pernas. Também observaram o aparelho bucal dos insetos, compreendendo sua relação direta com os hábitos alimentares, e identificaram a presença e os tipos de asas.
Como parte da atividade, os estudantes produziram desenhos científicos e descrições técnicas, exercitando o olhar crítico e a precisão exigidos na Agronomia. Outro destaque foi o aprendizado sobre a montagem correta da etiqueta entomológica, processo que transforma a coleta de um inseto em informação científica relevante.
A prática reforça a proposta pedagógica do curso, que valoriza a integração entre teoria e vivência. Como destaca um dos princípios trabalhados em sala, "quem entende a forma, entende a função".
A iniciativa evidencia o compromisso da Ulbra Santarém com uma formação completa, preparando profissionais capacitados para aplicar o conhecimento diretamente no campo e contribuir com o desenvolvimento do setor agrícola.
Notícias relacionadas
-
15
SETArquitetura e Engenharia Civil Escuta e evolução: Coordenadores nacionais visitam ULBRA Santarém -
15
SETSetembro Amarelo Liga de Biomedicina promove dinâmica de conscientização sobre saúde mental -
14
SETPedagogia Roda de conversa destaca Metodologia da Problematização e Arco de Maguerez -
14
SETUlbra na comunidade! ULBRA oferece atendimentos gratuitos na VIII Corrida Coronel Fontoura
Últimas notícias
-
10
SETNOVA LIDERANÇA Tárik Alves de Deus é nomeado CEO da Ulbra -
10
SETEngenharia Civil na prática! Acadêmicos de Engenharia realizam diagnóstico de segurança em frigorífico -
09
SETPALAVRA DO PRESIDENTE Ulbra constrói o futuro da educação -
08
SETMED Ulbra na comunidade! Acadêmicos de Medicina promovem ação de Educação em Saúde na UBS Maicá









