REGIÃO METROPOLITANA
Startup Teens levou cultura da inovação para a Rede de Escolas da Ulbra
Cerca de 160 alunos e professores participaram do projeto
Trabalhar a filosofia "do it yourself", ou seja, faça você mesmo, é o propósito do Startup Teens Ulbra São Jerônimo, que chegou à Rede de Escolas da Ulbra dos municípios de Canoas, Sapucaia do Sul e Guaíba, no último sábado (08/10). Cerca de 160 alunos e professores participaram ativamente durante manhã e tarde de workshops, dinâmicas em grupo e palestras. As atividades abordaram temas como empreendedorismo, tecnologia e inovação, utilizando as ideias dos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro ocorreu no prédio da Ulbratech, em Canoas.
- Neste projeto as atividades são trabalhadas de maneira bastante dinâmica e didática para que os alunos aprendam de forma prática, a cultura "maker", tendência mundial que consiste em uma extensão da filosofia "do it yourself" (faça você mesmo). O foco é experimentar ou fazer projetos, produtos ou soluções com as próprias mãos -- explica o professor Fábio Giulian Marques, coordenador do projeto Startup Teens.
Ao final do evento, com auxílio dos professores, os alunos desenvolveram seus projetos e apresentaram a ideia ou proposta de negócio para o grande grupo, o que oportunizou o aprimoramento de suas habilidades empreendedoras e criativas. As apresentações foram transmitidas ao vivo, pelo Instagram da Ulbra São Jerônimo e podem ser vistas neste link.
STARTUP TEENS ULBRA SÃO JERÔNIMO
A iniciativa Startup Teens ULBRA São Jerônimo nasceu a partir do laboratório de ideias Ideia-LAB, que tem como eixos norteadores a inovação, desenvolvimento, empreendedorismo, inspiração e aprendizado. É um projeto itinerante realizado conforme calendário letivo e demanda das escolas públicas e privadas, de níveis Ensino Fundamental (anos finais, 8º e 9º anos) e Ensino Médio, em parceria com a Ulbratech.
A primeira etapa ocorreu no município de Butiá. Os próximos eventos estão marcados para serem realizados ainda este ano, nos municípios de São Jerônimo, Charqueadas e General Câmara.
A dinâmica das atividades envolve ação e interação dos alunos, professores das escolas, mentores e organizadores, onde o aprendizado ocorre conforme o andamento das etapas.
O projeto tem como responsáveis o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Fábio Giulian Marques, e o diretor da ULBRA São Jerônimo, professor doutor Rodrigo Baptista Moreira. Além destes, também fazem parte os coordenadores dos cursos de Administração e Engenharia de Produção, professor Álvaro Werlang e professor Cléber Fernando Homem, e o professor Marco Miller Trainini.
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
17
JANNO PLANETA COM A ULBRA ULBRA te leva ao Planeta Atlântida: saiba como participar -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
05
DEZDIREITO NA PRÁTICA Júri Simulado leva realidade de julgamentos a duas escolas na Carbonífera
Últimas notícias
-
16
SETEducação em movimento Com foco em renovação e excelência, Ulbra recebe novos docentes -
13
SETTRIBUTOS FEDERAIS PGFN e Ulbra firmam transação tributária histórica -
12
SETCONEXÃO BRASIL-PORTUGAL Ulbratech anuncia parceria com a Unicorn Factory Lisboa -
12
SETREITORIA Novo reitor da Ulbra RS assume com foco na excelência acadêmica