CULTURA
Ulbra é parceira em ações para bicentenário da imigração alemã
Atividades envolverão comunidade acadêmica e sociedade em geral
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é uma das parceiras nas festividades dos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. A programação foi anunciada na noite da última quinta-feira (14/3), em evento na Sala de Recitais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O reitor Thomas Heimann e o diretor de Relações Internacionais da Ulbra/Aelbra, professor Antônio José Henriques Costa, participaram da solenidade. A comissão oficial é integrada por mais de 60 instituições. As atrações seguem até o fim de 2024 em mais de 100 municípios gaúchos.
Desde a sua origem, a Ulbra baseia-se nos ideais do reformador alemão Martinho Lutero, o qual entendia a educação como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da sociedade, diz o reitor Thomas. Muitos imigrantes alemães eram luteranos e, dessa forma, a história da Ulbra está entrelaçada com a história da imigração alemã no Brasil. A Ulbra está engajada em realizar eventos e atividades que envolvam a comunidade acadêmica e a sociedade em geral na comemoração dessa importante data histórica, explica o reitor.
Riqueza cultural
Conforme o professor Antônio Costa, a Ulbra atribui grande importância ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. "Reconhecemos que esse evento histórico é de especial importância para a nossa comunidade, pois coloca em relevo um fato histórico que trouxe importantes desdobramentos. Não apenas no âmbito regional, senão também no âmbito mais amplo da sociedade brasileira como um todo", ressalta o diretor.
Ele acrescenta que " o bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul é uma oportunidade para celebrarmos a diversidade e a riqueza cultural do nosso Estado".
Diversas atrações
Entre as ações comemorativas, estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. Na ocasião, foram anunciados 11 concertos da Ospa pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre, todos em homenagem ao Bicentenário.
Estão previstos mais de 120 eventos no Rio Grande do Sul, propostos por municípios, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas. A lista de atividades prevê festas que celebram a contribuição dos imigrantes para a cultura, a gastronomia e a economia gaúchas, torneios de esportes e competições tradicionais germânicas.
Dedicação e empenho
O presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, destacou ações das subcomissões temáticas que atuam nas comemorações. "O Bicentenário não é um assunto simples. A programação lançada oficialmente, mas que está em curso desde janeiro, é fruto de um sonho coletivo, cheio de surpresas e diferentes tons", afirmou.
O cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Marc Bogdahn, disse ser uma grande honra presenciar esse momento. Ele parabenizou o Estado pela dedicação e empenho em comemorar a data. "Estou impressionadíssimo pela dedicação e também pela amplitude do trabalho da Comissão do Bicentenário".
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTB. 6824
Notícias relacionadas
-
09
SETSetembro Amarelo Diretor Rodrigo Moreira fala sobre qualidade de vida com o Grupo EMS -
09
SETPALAVRA DO PRESIDENTE Ulbra constrói o futuro da educação -
08
SETCompartilhando conhecimentos Educação Física integra teoria e prática com professores convidados -
08
SETForça universitária Egresso de Educação Física representa Charqueadas na FIEPS/RS
Últimas notícias
-
04
SETSAÚDE E TRABALHO Educação Física aborda cuidados com a coluna de trabalhadores rurais -
04
SETEXPERIÊNCIA PRÁTICA Alunos de Comunicação EAD da Ulbra participam da cobertura da Expointer -
04
SETCOMUNICAÇÃO Cafezinho leva a Rádio Mix 107.1 FM para a Casa da Ulbra na Expointer -
04
SET14 de outubro Ulbra Summit em foco nas escolas da Região Carbonífera



