PIONEIRISMO
Ulbra, Multilab e Hospital São Jerônimo articulam Polo Regional de Saúde
Iniciativa visa desenvolvimento da área na região Carbonífera

Na manhã desta sexta-feira (26/4), diretores da Ulbra São Jerônimo, da Multilab e do Hospital Regional de São Jerônimo (HRSJ) se reuniram para abordar a criação de um Polo Regional de Saúde, iniciativa que busca um caminho conjunto para o avanço do setor na Região Carbonífera.
O projeto tem como objetivo atender a demandas como geração de empregos, desenvolvimento de estudos e pesquisas e qualificação de mão de obra, entre outros elementos que buscam o desenvolvimento da área da saúde e o consequente fomento da economia regional. Para isso, foi formado um comitê permanente de gestão.
--- Esse comitê será permanente de ações voltadas ao planejamento e execução de iniciativas que visam o desenvolvimento de um polo regional de saúde. Ele tem como objetivo discutir quais são as necessidades da região e buscar parceiros para solucionar essas demandas - explica o diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira.
Durante o encontro, foi abordada a importância do projeto para a criação de novos postos de trabalho, com a possibilidade de estágios para o desempenho de habilidades e competências dos atores envolvidos no processo, além do desenvolvimento de pesquisas que já estão em andamento e a perspectiva de novos estudos.
Para João Baptista Pozza, diretor do Hospital Regional de São Jerônimo, a união de esforços da iniciativa é de extrema importância para suprir essas e outras demandas na área da saúde.
--- É uma iniciativa pioneira na nossa região e agora nós teremos que buscar os devidos investimentos para poder oferecer mais empregos, a qualificação de mão de obra, entre outras questões relevantes. Essa união de esforços é de extrema importância para avançar na área da saúde e tenho certeza de que colheremos ótimos frutos logo ali na frente -- salienta Pozza sobre o desenvolvimento do trabalho que também conta com a participação da médica Rosângela Dornelles.
Para Anderson Barreto, diretor industrial da Multilab, o encontro marcou o início do alinhamento entre as instituições para que o projeto tenha uma potencialidade de futuro.
--- Nós da Multilab estamos muito animados com essa possibilidade de evolução. Foi uma reunião bastante importante entre três grandes instituições da região na área da saúde, onde nós entendemos a necessidade de buscar uma conexão para o desenvolvimento do setor, sendo a Ulbra com seus cursos na área, a Multilab como uma indústria farmacêutica e o próprio hospital que hoje é de um potencial imenso em nossa região. Então a ideia é começar a trabalhar e fomentar o desenho de um polo na área de saúde para que a região possa se desenvolver em cima desse segmento -- conclui Barreto.
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA
O grupo de gestores agora parte para encontros com prefeitos, empresários e demais lideranças regionais para que façam parte do projeto e possam contribuir de alguma maneira.
Está previsto para o dia 6 de junho um evento exclusivo em que serão convidadas entidades e associações públicas e privadas, como Lions, Rotary, prefeituras, câmaras de vereadores, Consórcio Intermunicipal da Região Carbonífera (CIGA), Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc), empresários, entre outras. Na ocasião será feita a apresentação das propostas iniciais de planejamento e suas estratégias para a criação do Polo Regional de Saúde.
Notícias relacionadas
-
20
MAIFORMAÇÃO ACADÊMICA Cine Psico promove reflexão sobre saúde mental -
19
MAIEMPATIA E VALORIZAÇÃO Educação Física promove ação de bem-estar no Hospital São Jerônimo -
15
MAIJÚRI SIMULADO Acadêmicos de Direito vivenciam julgamento de Tribunal do Júri -
14
MAICAPACITAÇÃO Engenheiro Thiago Leão fala sobre otimização de processos de gestão
Últimas notícias
-
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra -
06
MAICONHECENDO A REALIDADE Acadêmicos de Medicina visitam a Secretaria de Saúde de General Câmara -
06
MAIEM BUSCA DE SOLUÇÃO Ulbra solicita ao CFM apuração sobre ato de interdição do HU