ESPORTE
Sucesso, integração e saúde marcam Jogos Universitários da Medicina
Um dos destaques foi a infraestrutura oferecida pelo campus da Ulbra Canoas
O V Jogos Universitários da Medicina (Jumed), realizado de sexta a domingo (20 a 22 de setembro) no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, encerrou-se com grande sucesso. Com a participação de cerca de 2.500 estudantes de Medicina de 20 atléticas do Rio Grande do Sul, o evento reuniu competições esportivas e momentos de integração entre as universidades. Além de fortalecer os laços entre os futuros médicos, o Jumed destacou a importância do esporte como aliado à saúde mental e física, proporcionando um espaço de lazer e bem-estar em um curso reconhecido pela alta carga de estresse.
Estrutura e logística
Um dos pontos altos da edição, segundo a organizadora Isadora Saurin Ritterbusch, estudante do décimo semestre de Medicina da Ulbra, foi a infraestrutura oferecida pelo campus, que permitiu que todas as competições e atividades fossem concentradas em um só lugar. "É um desafio organizar o Jumed, mas foi um sucesso. O campus aqui é espetacular, tudo acontece no mesmo local, sem precisar de deslocamento de ônibus ou carro. Isso facilita muito a logística para os 2.500 acadêmicos", destacou Isadora.
Pedro Gustavo Stevanato de Oliveira, formado em Medicina e também organizador, ressaltou o apoio que a equipe teve para tornar o Jumed ainda melhor do que no ano anterior. "A estrutura da Ulbra facilita muito. A gente tem alojamentos e espaços esportivos no mesmo local. Todo o staff da universidade nos apoiou muito, o que fez a diferença para o sucesso desta edição", comentou Pedro, que também falou sobre a importância do esporte para os estudantes: "Medicina é um curso pesado, e o esporte é uma válvula de escape. É sempre bom participar, se estressar menos e defender a atlética de forma saudável."
Integração e saúde mental
A importância da integração entre as faculdades e a promoção da saúde mental também foram temas enfatizados por Kethylyn dos Santos Bascuas, outra organizadora e aluna do 12º semestre de Medicina da Ulbra. "O Jumed é de alto nível que engloba todas as faculdades do estado. Com o crescimento das competições, ele ganha cada vez mais importância, tanto esportiva quanto na questão de integração entre as equipes. O esporte tem um papel fundamental na faculdade de Medicina, pois ajuda a combater problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, que são comuns no curso", afirmou Kethylyn.
Competições e festas
O Jumed 2024 contou com diversas modalidades esportivas, como vôlei de praia, tênis de mesa, atletismo, futsal, handebol, basquete e futebol 7, com disputas tanto nas categorias femininas quanto masculinas. As finais ocorreram no domingo e foram transmitidas ao vivo pela Ulbra TV e pela Rádio Mix.
Além das competições, também houve festas temáticas que proporcionaram momentos de descontração e diversão para os participantes. As festas universitárias, realizadas nos dias 20 e 21, reforçaram o espírito de confraternização entre os estudantes.
União e dedicação
Os organizadores reforçaram que a união e a dedicação foram fundamentais para o sucesso. "Desde o começo, nós organizadores, nos unimos para fazer o melhor Jumed possível. A gente abdica de várias coisas para entregar esse evento para 2.500 acadêmicos, mas vale a pena", concluiu Pedro Gustavo.
Com uma trajetória de excelência e crescimento a cada edição, o Jumed se consolidou como indispensável para os estudantes de Medicina do Rio Grande do Sul. Oferecendo muito mais do que competição, promove integração, saúde e lazer, cumprindo um papel essencial na formação dos futuros médicos. O próximo Jumed já é aguardado com expectativas de que continue a unir esporte e medicina em uma experiência única de aprendizado e superação.
Marcelo Miranda
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVNovo Jeito Ulbra de Ser Professores e técnicos-administrativos participam de capacitação -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul -
31
OUTINCENTIVO AO ESPORTE Educação Física promove 2º Meeting de Atletismo Escolar