Benefícios para a comunidade
Ulbra e CIGA iniciam tratativas de convênio
Objetivo é parceria para fomentar o desenvolvimento regional

Buscar o desenvolvimento da região Carbonífera através de projetos e parcerias está entre os pilares da gestão do diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira. Foi com este objetivo que ele recebeu, na tarde desta quarta-feira (29/01), o diretor do Consórcio Intermunicipal de Gestão Ampliada (CIGA) dos municípios da Região Carbonífera, Helton Holz Barreto.
Entre os assuntos abordados estão pautas relacionadas ao curso de Medicina e a formalização de convênio com a Universidade, o que trará diversos benefícios para toda comunidade.
O CIGA existe desde 2004 e tem como diretrizes fundamentais o desenvolvimento regional, atuando em diversas áreas essenciais, como saúde, licitações e assessoramento aos municípios, visando reduzir os custos e aumentar a aquisição de bens e serviços a serem oferecidos à população.
- No início do ano o CIGA lançou a Escola de Gestão Pública, que busca a capacitação dos funcionários públicos para a qualificação de atendimentos e acolhimento da população. Com certeza unir esforços com a Ulbra é uma maneira de desenvolver esse projeto que vai beneficiar toda a comunidade -- disse Barreto, ex-prefeito de General Câmara que passou o cargo de presidência do CIGA à prefeita de Minas do Leão, Silvia Lasek este ano, mas segue atuante na diretoria do Consórcio.
Para o diretor do Campus, a parceria com o CIGA possibilitará oportunidades como atender a demanda de acadêmicos que encontram dificuldade de deslocamento entre os municípios e proporcionar a continuidade de projetos como o estudo mundial Sunrise, que tem como objetivo ser transformado em políticas públicas de saúde nos municípios, entre outros.
- São diversas possibilidades que essa parceria pode proporcionar. Além do incentivo ao curso de Medicina, existe a dificuldade de deslocamento dos alunos entre os municípios e o CIGA pode auxiliar na solução deste problema. Outra oportunidade é conseguir que os municípios transformem em políticas públicas o projeto Sunrise, que os acadêmicos de Educação Física ingressaram neste ano. Esse estudo global é de extrema relevância, pois busca mapear os fatores que contribuem para o sobrepeso e obesidade em crianças de 3 e 4 anos. Neste primeiro momento serão atendidas crianças dos municípios de São Jerônimo, General Câmara e Charqueadas. O convênio entre a Ulbra e o CIGA pode possibilitar essa viabilidade -- conclui o diretor da Ulbra São Jerônimo.
Nova reunião deverá acontecer nas próximas semanas para dar continuidade às tratativas.
Notícias relacionadas
-
16
FEVBOA NOTÍCIA Asfalto São Jerônimo-Arroio dos Ratos beneficiará alunos da Ulbra -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
21
MARParceria Estratégica Procurador-Geral de Justiça Militar visita a Ulbra São Jerônimo -
21
MARNO COMPLEXO ESPORTIVO Ulbra Canoas pode sediar jogos do Instituto Federal do RS -
21
MARData para reflexão Especialistas da Ulbra dão dicas para inclusão de pessoas com Down -
19
MARDESAFIOS PARA A JUSTIÇA Inteligência Artificial em debate na Multi Aula Magna do Direito