SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA
Cavalo Caramelo recebe troféu Bicho do Ano
Premiação da Folha de S.Paulo é feita por meio de voto popular

O troféu de Bicho do Ano chegou para o campeão da categoria: O cavalo Caramelo! Os vencedores da premiação do F5 da Folha de S.Paulo foram escolhidos por meio de voto popular no final de 2024. A eleição reconheceu a emocionante história de sobrevivência do animal, que se tornou um símbolo de resistência para o povo gaúcho após ser resgatado durante a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio do último ano.
Conforme o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Jean Soares, é uma honra cuidar do cavalo Caramelo. "Isso mostra a força e a importância que ele tem, além de representar a causa animal. O ocorrido com ele foi muito simbólico e vamos fazer o nosso melhor para garantir o seu bem-estar. Cuidar dos animais é a nossa missão", afirmou.
Oficialmente adotado
Depois de passar cerca de cinco dias sobre um telhado de zinco, ilhado pelas águas em Canoas, Caramelo foi transportado até o Hospital Veterinário da Ulbra. Devido ao tempo que ficou com os movimentos restritos, ele desenvolveu algumas lesões na pele e nos músculos e sua pata traseira direita foi lesionada, mas evoluiu bem graças aos cuidados da equipe de médicos-veterinários da Universidade.
Por ter sido abandonado pelo tutor e apresentar sinais de maus-tratos, o cavalo permaneceu sob a guarda temporária da Ulbra até ser oficialmente adotado pela Instituição.
Futuro em um santuário
Caramelo apresentou completa recuperação após o resgate, restabelecendo a condição corporal. Foi vacinado contra tétano, influenza e encefalomielite equina, além de receber cuidados odontológicos e a implantação de um microchip para identificação, garantindo a sua identidade e facilitando o controle e monitoramento de sua saúde. O animal está saudável e já não necessita mais de suplementos, tendo ganho mais de 50 quilos desde sua chegada à Ulbra, alcançando um peso aproximado de 400 quilos.
A Universidade projeta a construção de um santuário para que ele possa desfrutar de sua aposentadoria e está em busca de parceiros para que a obra seja concretizada o mais breve possível. Atualmente, Caramelo é mantido na fazenda-escola da Ulbra, ao lado de outros animais de grande porte.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
21
MARParceria Estratégica Procurador-Geral de Justiça Militar visita a Ulbra São Jerônimo -
21
MARNO COMPLEXO ESPORTIVO Ulbra Canoas pode sediar jogos do Instituto Federal do RS -
21
MARData para reflexão Especialistas da Ulbra dão dicas para inclusão de pessoas com Down -
19
MARDESAFIOS PARA A JUSTIÇA Inteligência Artificial em debate na Multi Aula Magna do Direito
Últimas notícias
-
19
MARDireito na era digital Desembargadores debatem uso da IA nos tribunais em evento na Ulbra -
18
MARMelhoria Contínua Ulbra São Jerônimo supera meta da Avaliação Institucional 2024 em 8,94% -
17
MARJubileu de Prata Emoção e nostalgia nos 25 anos da primeira turma de Direito -
13
MARENSINO EM PAUTA Reitor da Ulbra RS participa de reuniões institucionais em Brasília