ULBRA parceira da Alfabetização
Recomposição das Aprendizagens busca integração com comunidades locais
Encontro reuniu alfabetizadores da rede municipal de São Jerônimo

Supervisores e alfabetizadores da cidade e do interior da rede municipal de ensino do município de São Jerônimo participaram do primeiro encontro do Projeto Interinstitucional - Recomposição das Aprendizagens - ULBRA parceira da Alfabetização. A formação docente foi promovida na Ulbra São Jerônimo pela profª. drª. Darlize Teixeira de Mello, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora do curso de Pedagogia da Ulbra Canoas.
- O projeto visa uma formação em que se discuta e reflita em relação ao contexto. É uma realidade completamente diferente quando se tem a cidade e o interior juntos dialogando, por isso é muito importante este contato para o estudo que estamos desenvolvendo, essa troca de experiências entre os articuladores da alfabetização. A ideia é de que seja uma formação diferente daquela que a pessoa vem, fala e vai embora, de modo que possam ampliar e qualificar as intervenções didático-pedagógicas no contexto de sala de aula -- explica Darlize, que conheceu as diferentes realidades no primeiro encontro nesta sexta-feira (28/03).
A formação contou com a presença da Secretária Municipal de Educação de São Jerônimo, Maria Nazaré Dias Dornelles, e as equipes das escolas acompanhadas pelas pedagogas Kelen de Azevedo Vasco, Janaína Sampaio da Silva e Lourdes Eliane Xavier Ramos.
"Recomposição das aprendizagens -- ULBRA parceria da Alfabetização"
O projeto tem como objetivo promover ações formativas e diálogos permanentes para a garantia do direito à leitura e à escrita, proporcionando uma integração da Universidade com as comunidades locais, através de uma parceria com as Secretarias Municipais de Educação, bem como com o Programa Compromisso Criança Alfabetizada (Brasil, 2023), a partir dos articuladores municipais de alfabetização.
A iniciativa começou por São Jerônimo e terá continuidade com as Secretarias de Educação dos municípios de Gravataí e Canoas. A ideia é que as formações aconteçam regularmente até o final do ano, onde um seminário será promovido no Campus Canoas com todas as secretarias e os agentes envolvidos, como pedagogos e professores alfabetizadores dos três municípios.
- Temos como objetivo subsidiar professores alfabetizadores e articuladores da alfabetização em formações pedagógicas, com vistas a ampliar o repertório de intervenções didáticas através da elaboração e produção de materiais didáticos. Além disso, queremos promover reflexões sobre o planejamento escolar de modo a compreender como as professoras lidam com as heterogeneidades das aprendizagens no contexto da sala de aula, auxiliando-as a repensar outras formas de ensinar. Em outras palavras, queremos proporcionar situações de aprendizagem e intervenções didático pedagógicas que possam auxiliar as crianças no avanço de seus processos de leitura e escrita -- conclui Darlize.
A equipe técnica responsável pelo projeto é composta pela Profª. Me. Núrfis Vargas - gerente de Políticas Pedagógicas da Educação Básica e Técnica/Ulbra, Profª. Me. Lisiane Gazola - coordenadora Curso de Pedagogia Ulbra EaD, Profª. Me. Simone Echeveste - coordenadora Acadêmica Ulbra EaD, Profª. Me. Juliane Gomes - coordenadora Cursos de Licenciaturas Ulbra EAD e Profª. Drª. Darlize Teixeira de Mello - professora do Curso de Pedagogia Ulbra EaD e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização - região Sul).
Notícias relacionadas
-
23
MAIRECONHECIMENTO Emoção durante homenagem da Ulbra a voluntários da enchente -
22
MAILABORATÓRIO DE BIOLOGIA Futuros médicos mergulham no mundo celular -
21
MAIBATE-PAPO Sexóloga fala sobre mitos e tabus com alunos de Psicologia -
20
MAIFORMAÇÃO ACADÊMICA Cine Psico promove reflexão sobre saúde mental
Últimas notícias
-
19
MAIEMPATIA E VALORIZAÇÃO Educação Física promove ação de bem-estar no Hospital São Jerônimo -
19
MAICOMPROMISSO SOCIAL Fisioterapia presente na 4ª corrida em benefício da APAE Charqueadas -
15
MAIJÚRI SIMULADO Acadêmicos de Direito vivenciam julgamento de Tribunal do Júri -
14
MAICAPACITAÇÃO Engenheiro Thiago Leão fala sobre otimização de processos de gestão