FORMAÇÃO ACADÊMICA
Cine Psico promove reflexão sobre saúde mental
Filme Holocausto Brasileiro provoca olhar crítico dos estudantes
O curso de Psicologia da Ulbra São Jerônimo promoveu mais uma edição do Cine Psico, com a exibição do documentário Holocausto Brasileiro. A atividade, organizada pelas professoras Cássia Kroeff e Juliana Majewski, contou com pipoca e refrigerante para os estudantes, criando um ambiente acolhedor para a reflexão e o debate.
A escolha do filme não foi por acaso. A obra, baseada no livro da jornalista Daniela Arbex, denuncia os horrores vividos por pacientes e funcionários do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais -- considerado o maior hospício do país e símbolo de um dos capítulos mais sombrios da história da saúde mental brasileira. O documentário revela como milhares de pessoas foram internadas de forma arbitrária, muitas sem diagnóstico real de transtorno mental, e expostas a condições desumanas.
- Achamos oportuno exibir o documentário que fala sobre o fim do Hospital de Barbacena, que foi o símbolo de todo o descaso com a saúde física e mental de pessoas portadoras de sofrimento mental e outras que sequer tinham problemas mentais, mas eram excluídas da sociedade - explicam Cássia e Juliana.
Segundo as professoras responsáveis pela atividade, a exibição teve o propósito de provocar um olhar crítico nos futuros psicólogos sobre o sistema de saúde mental no Brasil. As docentes destacam ainda a importância de incluir temas como esse na formação acadêmica.
- É uma honra podermos contribuir com a formação de futuros colegas, trazendo um pouquinho de psicologia crítica. Que cada vez mais nossas revoltas se transformem em lutas e que nosso trabalho esteja sempre voltado ao cuidado de sujeitos em sua totalidade - completam.
A atividade também fez alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 19 de maio, data que marca o movimento pela transformação dos modelos de atenção à saúde mental, defendendo o fechamento dos manicômios e o respeito aos direitos humanos de pessoas em sofrimento psíquico.
A proposta do Cine Psico reafirma o compromisso do curso com uma formação ética, sensível e comprometida com a dignidade humana.
Notícias relacionadas
-
14
NOVENTRETENIMENTO Ulbra leva música, cultura e conexão ao Cais Embarcadero -
14
NOVRENOVAÇÃO Inovação e prática norteiam nova coordenação de Odontologia da Ulbra -
13
NOVPARCERIA ULBRA, IFSUL E UFPEL Ulbra São Jerônimo apresenta projetos no Ministério da Saúde -
13
NOVRECONHECIMENTO Mérito Ulbra homenageia personalidades gaúchas que se destacaram em 2025
Últimas notícias
-
13
NOVCURSO DE DIREITO Presidente do TRT-RS é palestrante em evento na Ulbra em Gravataí -
13
NOVENFERMAGEM Ulbra recebe visita institucional do presidente do Coren-RS -
13
NOVPARCERIA Tribunal de Contas do Estado visita a Ulbra Canoas -
13
NOVDireito e Administração Intercâmbio de cooperação com a Universidad de Huánuco avança


