35 ANOS
Ulbra São Jerônimo é homenageada pelo Legislativo Municipal
Solenidade destacou relevância da Medicina para a Região Carbonífera
A Ulbra São Jerônimo foi homenageada em sessão solene na noite desta segunda-feira (28/7), na Câmara de Vereadores do município, em reconhecimento aos 35 anos de contribuição à educação superior na Região Carbonífera. A cerimônia também prestou homenagem ao presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Carlos Augusto Melke Filho, pela implantação do curso de Medicina no campus, um propósito que motiva a atual fase da Instituição. A honraria foi proposta pelo vereador Amaro Vanti de Azevedo.
Durante o evento, foi destacada a importância histórica da Universidade na formação de profissionais qualificados, na construção de parcerias com o poder público e na promoção do desenvolvimento social, educacional e econômico regional.
- A Ulbra São Jerônimo foi implantada em 1990, fruto de um projeto de expansão da Universidade Luterana do Brasil. Nasceu com o curso de Geografia, em plena Região Carbonífera, com o propósito de promover a formação intelectual e impulsionar o desenvolvimento regional. E após 35 anos, o propósito que nos move é a consolidação do curso de Medicina, uma conquista transformadora para esta cidade e para toda a região. Recebo com enorme honra e gratidão essa homenagem prestada à Ulbra São Jerônimo e à nossa família, que há décadas atua com dedicação na transformação da educação no Rio Grande do Sul e no Brasil - disse o presidente Melke em seu discurso, agradecendo de maneira especial ao vereador que propôs a homenagem, ao presidente da Casa Legislativa pelo acolhimento, Renato Ferreira, e ao prefeito de São Jerônimo, Júlio César Prates Cunha (Julião), pela incansável parceria na implantação do curso de Medicina.
A sessão solene contou com a presença autoridades municipais e do vice-presidente da Aelbra, João Pedro Melke e representantes da Ulbra - como o reitor, Adriano Chiarani, o superintendente de Relações Institucionais, Ruy Irigaray, o superintendente de Educação Superior, Fabiano Pereira Alves e do capelão Geral da Ulbra, Maximiliano Wolfgramm, entre outros, além do diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira, professores, alunos, coordenadores, colaboradores administrativos e egressos.
Reconhecimento institucional e apoio legislativo
Em sua fala, Melke compartilhou o cenário vivido pela Universidade durante a recuperação judicial e as dificuldades enfrentadas desde o início da sua gestão, em 2022, que inclui a retomada de autonomia universitária e o crescimento nos indicadores de Educação.
- Em três anos superamos umas das maiores recuperações judiciais do Brasil, evitamos o desmembramento e a venda das unidades da nossa Ulbra. Organizamos uma dívida bilionária, e mais do que isso, resgatamos o prestígio e a força da nossa Instituição. Retomamos a autonomia universitária, conquistamos a nota máxima no MEC, expandimos a nossa atuação, abrimos novas unidades e crescemos em todos os nossos indicadores. Hoje temos a convicção de que salvamos uma das maiores universidades do país da falência e a recolocamos no caminho da excelência - disse Melke.
Compromisso com o Rio Grande do Sul
Natural do Mato Grosso do Sul, Melke enfatizou sua ligação com a cultura gaúcha e destacou que, desde o início, a nova gestão fez questão de manter os profissionais locais à frente das operações.
- Somos do Mato Grosso do Sul, um Estado profundamente influenciado pela cultura gaúcha. Nossa origem carrega valores como coragem, trabalho e persistência e foi com esses princípios que nós viemos com mala e cuia contribuir com esse Estado. Fizemos questão de manter as pessoas daqui, que são gaúchos que já estavam nos cargos de gestão, assim como os outros colaboradores que foram sendo incluídos a esse projeto, valorizando os talentos locaisui - declarou Melke ao enfatizar sua confiança na equipe que compõe a Ulbra São Jerônimo, liderada pelo diretor Rodrigo Baptista Moreira.
A conquista do curso de Medicina
Melke definiu a implantação do curso de Medicina como um marco transformador para São Jerônimo e toda a região. Ele destacou os impactos positivos que o curso já vem gerando, como oportunidades para os jovens, melhoria na saúde pública e atração de investimentos. Também prestou homenagem ao prefeito local e convocou a união da comunidade neste projeto.
- Presto homenagem especial ao prefeito Julião, que tem sido um parceiro incansável nesta caminhada. Sua dedicação e sua lealdade ao projeto de Medicina têm sido fundamentais para que essa realidade se torne cada vez mais concreta. Aproveito esse momento para conclamar todas as lideranças e forças vivas dessa comunidade para que se unam a nós. Podem ter certeza que todos serão recompensados, pois a implantação desse curso de Medicina não é apenas uma vitória da Ulbra, mas é uma conquista da população - enalteceu Melke.
O presidente ainda destacou os impactos positivos já percebidos com a presença do curso de Medicina e citou exemplos do curso de Medicina de Canoas, já consolidado.
- Os primeiros passos dos nossos alunos já estão sendo dados com foco no atendimento à comunidade. Em breve teremos médicos formados aqui, profissionais preparados para cuidar da saúde da população local e regional. São Jerônimo já sente os impactos dessa transformação, e os resultados tendem a ser ainda maiores. Em Canoas, por exemplo, o nosso curso já atrai novos estudantes que aquecem o mercado imobiliário, que movimentam o comércio e promovem o desenvolvimento real. Mesmo na terceira maior economia do nosso Estado, esses sinais são evidentes. É disso que estamos falando, educação como vetor de crescimento econômico e social. É isso que a Ulbra representa - enfatizou.
Futuro promissor e compromisso com São Jerônimo
Finalizando sua fala, Carlos Melke projetou um futuro promissor para São Jerônimo e assumiu um novo compromisso com a cidade, de auxiliar com a infraestrutura para receber estudantes e suas famílias.
- São Jerônimo está se preparando para se tornar um Polo Regional da Saúde e nós, da Ulbra, estamos comprometidos com esse futuro. Temos um indicador de necessidade para nossa região de uma rede de hotelaria, alguns flats para os nossos estudantes. Eu, Carlos, me comprometo a fazer 100% dessa instalação. Nós vamos desenhar isso a várias mãos junto com a Prefeitura de São Jerônimo. Isso é um compromisso da Aelbra. Nós vamos ter aí uma possibilidade para esses estudantes que querem cursar Medicina na nossa região. E que venham muitos anos de parceria, desenvolvimento e educação de qualidade para São Jerônimo - conclui o presidente.
A noite também foi marcada por falas de gratidão e reconhecimento à trajetória da Universidade, que ao longo de 35 anos tem transformado vidas, gerado conhecimento e construído pontes entre a educação e o desenvolvimento regional, reforçando a importância histórica da Ulbra São Jerônimo como referência em ensino superior, pesquisa e extensão.
Notícias relacionadas
-
04
DEZBANCAS DE TCC Acadêmicos de Direito defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores
Últimas notícias
-
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
26
NOVTRANSFORMAÇÃO SOCIAL Fundação Ulbra lança projeto Mundo Azul -
25
NOVNOVEMBRO AZUL Medicina promove live no instagram sobre prevenção ao câncer de próstata






