Consolidação
Ulbra São Jerônimo celebra um ano do curso de Medicina
Entidades parceiras reforçam vínculos e avanços na saúde regional
O curso de Medicina da Faculdade Ulbra Medicina São Jerônimo completou um ano de atividades e a data foi celebrada nesta quarta-feira (17/09) com um encontro no auditório do campus. A celebração reuniu acadêmicos, equipe diretiva, autoridades e instituições parceiras em uma programação que destacou conquistas já alcançadas e projetos em desenvolvimento para o futuro da Região Carbonífera.
A programação foi dividida em dois momentos. Pela manhã, a equipe diretiva conversou com os acadêmicos, reforçando a missão institucional em oferecer uma formação de excelência, integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à realidade regional. À tarde, representantes de instituições parceiras como Hospital Regional de São Jerônimo (HRSJ), prefeitura, vereadores, conselhos municipais de saúde, Multilab e IFSul Charqueadas, entre outras, puderam conhecer os resultados do primeiro ano de funcionamento do curso.
O encontro contou com a presença da diretora Acadêmica das Faculdades Ulbra Medicina, Carmen Lúcia Rodrigues, representando a Aelbra, mantenedora da Ulbra. Além dela, também participaram os alunos do Centro Acadêmico da Faculdade Medicina Ulbra Gravataí, junto com o diretor Alexandre Berton, mostrando a integração entre as faculdades.
- Desde o momento em que nossa mantenedora, Aelbra, por meio do presidente Carlos Augusto Melke Filho, identificou o potencial da nossa região para receber um curso de Medicina, enfrentamos grandes desafios. Hoje celebramos a conquista da consolidação de um projeto que já mostra frutos concretos no fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento social e econômico da Região Carbonífera - afirmou o diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira.
Entre os destaques da trajetória está a inserção dos alunos na comunidade desde o início do curso em atividades práticas supervisionadas. A partir da iniciativa pedagógica, os estudantes já atuaram em ações de prevenção e promoção da saúde, campanhas de vacinação, visitas técnicas e projetos de iniciação científica voltados às demandas locais, como apresentação de trabalhos no Congresso do Grupo Hospitalar Conceição e na Mostra Científica e Tecnológica (Mocitec), promovida pelo IFSul Charqueadas.
- Estamos construindo uma base sólida que une ensino de qualidade, integração comunitária e parcerias estratégicas. O diferencial do nosso curso é justamente preparar médicos comprometidos com a realidade da região, desde o primeiro semestre, para que se tornem profissionais capazes de transformar a saúde em suas comunidades - destacou a coordenadora do curso, Rosângela Dornelles.
Parcerias e impacto regional
O evento também contou com manifestações do prefeito de São Jerônimo, Júlio César Prates Cunha, da secretária de Saúde, Kênia Guimarães, e do superintendente do HRSJ, Everton Luís Meyer Morais, que ressaltaram a importância da presença dos acadêmicos nos serviços de saúde do município e da região.
Outro resultado apresentado foi a criação do hub de saúde, iniciativa conjunta entre a Faculdade, o HRSJ e a Multilab, que busca transformar a Região Carbonífera em um Polo Regional de Saúde. O projeto conta com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo e pretende integrar ensino, pesquisa, inovação e serviços à população.
O futuro: inovação e extensão
Para os próximos anos, a Faculdade Ulbra Medicina São Jerônimo projeta sua consolidação com a ampliação das atividades de extensão. Estão em andamento projetos como a promoção de hackatons voltados para soluções em saúde, os trabalhos desenvolvidos pelas Ligas Acadêmicas de Trauma e do Cuidado e Prevenção, além da ampliação da rede de parcerias comunitárias.
- Este primeiro ano marcou o início de uma trajetória que seguirá transformando vidas. Nossa missão é formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento humano e social, fortalecendo vínculos e contribuindo para a promoção da saúde em toda a região - concluiu a coordenadora Rosângela Dornelles.
Um marco histórico para a Região Carbonífera
Com 35 anos de atuação em São Jerônimo, a Ulbra passou nos últimos três anos por grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia para receber o curso de Medicina, que hoje se consolida como um marco histórico para a Região Carbonífera.
Além do impacto direto na saúde, o curso também aqueceu a economia local, com a chegada de estudantes de diferentes cidades e a abertura de novos cursos na área da saúde, como Nutrição, Farmácia, Estética e Cosmética e Biomedicina, que ampliam ainda mais o protagonismo da Instituição no desenvolvimento regional.
- Celebramos a união de esforços de muitas mãos que acreditaram neste projeto. O curso de Medicina já é um patrimônio da comunidade e continuará a ser um motor de transformação social, científica e econômica para toda a região - reforçou o diretor Rodrigo Baptista Moreira.
Notícias relacionadas
-
04
DEZBANCAS DE TCC Acadêmicos de Direito defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores
Últimas notícias
-
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
26
NOVTRANSFORMAÇÃO SOCIAL Fundação Ulbra lança projeto Mundo Azul -
25
NOVNOVEMBRO AZUL Medicina promove live no instagram sobre prevenção ao câncer de próstata











