Pluralidade
Semana da Constituição Cidadã promove diálogo e reflexão
Evento abordou valores constitucionais e a realidade contemporânea
Exercendo o seu papel enquanto ambiente acadêmico voltado à promoção do diálogo e da reflexão, a Ulbra São Jerônimo proporcionou um espaço de debate nesta segunda-feira (06/10), durante a realização da Semana da Constituição Cidadã. O evento, promovido pelo Curso de Direito em parceria com a Comissão da Jovem Advocacia da OAB Subseção São Jerônimo, reuniu estudantes de diferentes cursos e destacou a pluralidade como um dos principais elementos do encontro.
Inspirada na promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, a atividade promoveu debates sobre como os valores constitucionais se conectam à realidade contemporânea, especialmente no campo da diversidade, da inclusão social e dos direitos humanos.
A programação teve início com a roda de conversa "Pluralidade em foco: um olhar para a diversidade sexual e de gênero", contando com a participação do Núcleo de Diversidade de São Jerônimo, representado pelo advogado Eduardo de Vargas Oliveira, pela médica e coordenadora do curso de Medicina da Ulbra São Jerônimo, professora Rosângela Dornelles, e por Cássia Kroeff, psicóloga e professora do curso de Psicologia.
Encerrando a atividade, acadêmica de Direito Priscila Vaz, também ativista, trouxe o debate "Constitucional e a realidade social: o direito à moradia, o racismo e a lei de cotas no Brasil", mediado por Natália Miranda, advogada, conselheira da Subseção de São Jerônimo e diretora de Interiorização da Comissão da Jovem Advocacia Estadual - OAB/RS.
- Além de uma atividade acadêmica, a Semana da Constituição Cidadã representou um momento de valorização do pensamento crítico e da convivência entre diferentes áreas do conhecimento. Ao reunir alunos e professores de cursos distintos, a Ulbra São Jerônimo reafirmou seu compromisso com a formação cidadã e com o fortalecimento da democracia por meio do diálogo - disse o coordenador do curso de Direito, professor mestre Eduardo Kucker Zafarri.
Reconhecida como marco da redemocratização do Brasil após 21 anos de regime militar, a Constituição de 1988, conhecida como "Constituição Cidadã", consolidou direitos e garantias fundamentais, tornando-se um símbolo da justiça social e da participação popular. Nesse mesmo espírito, o evento reforçou a missão da Universidade de promover discussões que ultrapassam as fronteiras da sala de aula, aproximando o ensino da realidade social e do exercício pleno da cidadania.
Notícias relacionadas
-
07
NOVAprender se divertindo Dinâmica em grupo trabalha inclusão e liderança na Psicologia -
06
NOVVivência acadêmica Semana Acadêmica do Direito debateu Justiça Militar e sistema penal -
05
NOVFormação e vivência acadêmica Semana Acadêmica do Direito traz julgamento simulado na Justiça Militar -
04
NOVDireito, Justiça e Inclusão Justiça Militar e ética são destaques da IV Semana Acadêmica de Direito
Últimas notícias
-
12
NOVReconhecimento Diretor Rodrigo Moreira é condecorado pelo Ministério Público Militar -
11
NOVPROTAGONISMO FEMININO Professora da Ulbra é eleita primeira mulher presidente da SBAIT -
10
NOVEMPATIA EM PRÁTICA Medicina da Ulbra leva música e cuidado a lar de idosos -
07
NOVINOVAÇÃO NO ENSINO Ulbra capacita docentes em simulação realística


