Outubro Rosa
Especialistas falam sobre saúde, prevenção e direitos das mulheres
Diálogo abordou pontos de vista em diferentes áreas do conhecimento
A roda de conversa alusiva à campanha Outubro Rosa reuniu professores e alunos de diferentes cursos na noite desta terça-feira (28/10), proporcionando um espaço de diálogo sobre saúde, prevenção e direitos das mulheres. O encontro teve como tema "Como organizar a rede de cuidado para as mulheres, prevenindo o câncer de mama: direito e desafios" e destacou a interdisciplinaridade como eixo central das discussões, mostrando como diferentes áreas do conhecimento podem contribuir de forma complementar no enfrentamento ao câncer de mama. Participaram da roda de conversa representantes das áreas de Direito, Psicologia e Medicina, além de um depoimento de quem enfrentou e venceu o problema.
A noite iniciou com a psicóloga clínica e hospitalar Júnia de Castro Flores, que trouxe reflexões sobre o impacto emocional do diagnóstico e o papel do suporte psicológico no processo de recuperação. Logo em seguida, a advogada e professora universitária Renata Freire de Almeida Avelino Braga, abordou os aspectos legais e o acesso das mulheres às políticas públicas de saúde.
Com relação ao ponto de vista médico, o ginecologista obstetra e mastologista Mauro Bainy Curi tratou sobre a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento clínico e dos avanços terapêuticos. Encerrando a programação, Gisele Benites Guterres emocionou o público ao compartilhar sua trajetória de superação e vitória na luta contra o câncer de mama.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, mobilizando a sociedade em torno da saúde feminina e da necessidade de fortalecer redes de apoio e cuidado.
O evento acadêmico sobre a temática reforçou o compromisso da Ulbra São Jerônimo com uma formação pautada em valores humanos, éticos e sociais, destacando o papel essencial da universidade na promoção da saúde e da cidadania. A iniciativa contribuiu para ampliar o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma visão mais completa e integrada sobre o cuidado com a mulher.
Ao incentivar a reflexão sobre a prevenção, o acesso à informação e o fortalecimento das redes de apoio, a roda de conversa promoveu o aprendizado acadêmico e também o engajamento coletivo em torno de uma causa de relevância social. A atividade contou com o paoio da empresa L e J Móveis e se destacou como um momento de sensibilização e troca de experiências, reafirmando a importância da união entre ciência, empatia e responsabilidade social na formação dos futuros profissionais e no compromisso da universidade com a comunidade.
Tags
Notícias relacionadas
-
04
DEZBANCAS DE TCC Acadêmicos de Direito defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso -
18
NOVMOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Semana Acadêmica do Direito recebe homenagem do Legislativo de Charqueadas -
13
NOVPARCERIA ULBRA, IFSUL E UFPEL Ulbra São Jerônimo apresenta projetos no Ministério da Saúde -
13
NOVDireito e Administração Intercâmbio de cooperação com a Universidad de Huánuco avança
Últimas notícias
-
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School












